Nossa Cidade

Coleta seletiva porta a porta será retomada em Hortolândia nesta segunda-feira (03/08)

A Prefeitura de Hortolândia retorna, a partir desta segunda-feira (03/08), a coleta seletiva de resíduos porta a porta. Após a suspensão, em razão da pandemia do Coronavírus, o serviço volta a ser realizado, seguindo as determinações do Código Sanitário do Estado de São Paulo. A coleta seletiva porta a porta é uma iniciativa das secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é oferecer mais comodidade e praticidade ao cidadão, que não precisa se deslocar a outro lugar para descartar os materiais reaproveitáveis, além de contribuir com o meio ambiente.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o serviço de coleta seletiva gratuita, na modalidade porta a porta, é realizado em 32 dos 114 bairros (confira onde o serviço funcionará nesta segunda-feira (03/08) e terça-feira (04/08). Naqueles em que ainda não é disponibilizado, há outras formas de coleta seletiva, que dependem da colaboração da comunidade. É a chamada entrega voluntária de resíduos recicláveis que também estão em funcionamento.

Anuncio


O serviço de coleta seletiva porta a porta, implantado pela Prefeitura, recolheu cerca de 375 toneladas de materiais recicláveis em 2019. Em 2018, quando o serviço foi implantado foram recolhidos cerca de 116 toneladas de materiais recicláveis.

PEVs e LEVs também contribuem contra o descarte irregular

Os equipamentos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) funcionam de segunda a segunda, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.  Nestes espaços públicos, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.

Já nos LEVs (Local de Entrega Voluntária de Recicláveis) é possível descartar materiais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias.

Veja os bairros atendidos pela coleta seletiva porta a porta, às segundas e terças-feiras:

às segundas-feiras:

Jd. N. Sra. de Fátima

Jd. Ricardo

Jd. N. Sra. de Lourdes

Chácaras Fazenda do Coelho

Jd. São Benedito

Jd. Santa Cândida

Jd. N. Sra. da Penha

Jd. Viagem

Jd. Sto. Antônio

 

às terças-feiras:

Jd. Adelaide

Terras de Sto. Antônio

Jardim Sta. Esmeralda

Chácaras Assay

Jd. Lírio

Jd. Paulistinha

Jd. Ipê

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo