Nossa Cidade

Coleta seletiva porta a porta faz um ano e contribui para descarte correto

 

O serviço de coleta seletiva, porta a porta, disponibilizado pela Prefeitura de Hortolândia, completa um ano nesta quinta-feira (21/03) com saldo positivo: envolvimento efetivo da comunidade e descarte correto de materiais recicláveis. Entre março de 2018 e fevereiro de 2019, mais de 172 toneladas de resíduos reaproveitáveis foram corretamente descartadas, isto é, deixaram de ser misturadas ao lixo orgânico e transportadas ao aterro sanitário. Mais saúde e economia para a cidade. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Anuncio


Números apresentados pelo Consórcio Horto Ambiental, responsável pela prestação do serviço no município, mostram ainda que a medida gerou economia para os cofres públicos, num total de R$ 44.571,88, neste período. Para o cálculo são considerados todos os valores de coleta, transporte e destinação da coleta regular domiciliar. “Em suma, isto representa a simulação do custo que os resíduos recicláveis trariam para a Prefeitura, caso não houvesse a coleta seletiva porta a porta e tivessem de ser destinados ao aterro sanitário”, explicam os técnicos.

“A avaliação é positiva. Significa que a população apoia a iniciativa da Prefeitura e entende a importância de colaborar com a coleta seletiva. Precisamos fazer um grande diálogo com os catadores autônomos, os não cooperativados, e com os intermediários, para que trabalhem junto com a Prefeitura e a Cooperativa. Queremos fazer um grande trabalho de inclusão socioambiental via coleta seletiva”, afirma o diretor do Departamento de Licenciamento Ambiental, Gustavo Belic Cherubina. 

O diferencial do serviço porta a porta é oferecer mais praticidade e comodidade à população quanto ao descarte de recicláveis. O projeto-piloto foi implantado inicialmente em dois bairros: Parque Ortolândia e Jd. Firenze. Hoje, o serviço beneficia 32 dos 114 bairros da cidade, atendendo cerca de 20 mil famílias. A meta da Administração é atender toda a cidade, pouco a pouco. 

Os números da implantação gradativa do serviço mostram a adesão. Em março de 2018, a quantia coletada nos bairros-piloto foi de 0,344 tonelada, em fevereiro de 2019, o total nos 32 bairros beneficiados cresceu exponencialmente para 26,02 toneladas. 

 

 

 

Conscientização e inclusão socioambiental

Além da coleta seletiva porta a porta, a Prefeitura oferece à comunidade, gratuitamente, a possibilidade do descarte de resíduos reaproveitáveis secos em dois tipos de equipamentos públicos: os LEVs (Locais de Entrega voluntária), onde se pode descartar papel, vidro, plástico e metal; e os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis), onde também é possível descartar entulho e volumosos, como sofás e outros móveis inservíveis.

Em sua fala de lançamento do projeto, o prefeito Angelo Perugini ressaltou como objetivo principal da iniciativa promover uma grande mudança de hábitos na cidade. A proposta é que cada morador se torne um educador ambiental. “Em Hortolândia, colocamos como prioridade a educação ambiental dos moradores. Queremos dar o mesmo passo que algumas cidades grandes deram e fazer deste serviço de coleta seletiva o motor de promoção da cidadania. Ser cidadão é cuidar com respeito das coisas que são suas e da coletividade. O primeiro passo é levar as pessoas a separar o lixo. Mas nosso objetivo é educar a população, levar o gesto de cidadania, porque cidadão é aquele que é capaz de doar. As pessoas ainda não entenderam que a praça pública não é da Prefeitura, é do cidadão. A cidade não é ambiente de estranhamento. Precisa ter uma cultura de amizade, cooperação, limpeza e organização dos ambientes. Cidade feliz não é a que constrói viadutos, pontes, mas a que cuida bem da sua gente”, ressaltou Perugini.

Os materiais recicláveis obtidos via coleta seletiva (tanto a porta a porta quanto a dos equipamentos) são encaminhados para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira do projeto de coleta seletiva, implantado pela Administração Municipal. Fundada em 2001, a Cooperativa reúne atualmente 25 cooperados, pessoas entre 18 e 67 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Com o que o grupo arrecada com a coleta, triagem e venda de recicláveis, cada cooperado ganha em média R$ 1.200/mês.

No Galpão de Triagem de Coleta Seletiva ” Maria Tereza Tolkevius Bueno”, integrado à URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulho) e localizado no Pq. Perón, triam entre 80 e 90 toneladas por mês de materiais como papelão, papel, plástico e polímeros e metais. 

Confira os bairros onde existe coleta seletiva porta a porta:

1. Jardim N. Sra. De Fátima

2. Jardim  Lírio

3. Jardim Firenze

4. Jardim Rosolém

5. Remanso Campineiro

6. Jardim Ricardo

7. Jardim  Paulistinha

8. Parque Ortolândia

9. Núcleo Santa Izabel

10. Parque. São Miguel

11. Jardim N. Sra. De Lourdes

12. Jardim Ipê

13. Jardim Novo Cambuí

14. Jardim Sumarezinho

15. Parque Gabriel

16. Chácaras Fazenda do Coelho

17. Jardim  Adelaide

18. Jardim Das Figueiras I 

19. Jardim das Figueiras II

20. Jardim São Benedito

21. Terras de Santo Antônio

22. Jardim São Sebastião

23. Jardim Santa Cândida

24. Jardim  Santa Esmeralda

25. L.Adv.Campineiro

26. Jardim N. Sra. Da Penha

27. Chácaras Assay

28. Jardim Viagem

29. Jardim Sto. Antônio

30. Jardim Adventista Campineiro

31. Jardim das Paineiras

 

32. Vila São Francisco

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo