Nossa Cidade

Coleta e tratamento de esgoto se destacam entre as diretivas do Programa estadual Município Verde/Azul

Município tem quase 100% do esgoto tratado e coletado

A política de meio ambiente desenvolvida em Hortolândia tem a coleta e o tratamento de esgoto como destaques dentre as dez diretivas do Programa Verde Azul, desenvolvido pelo Governo do Estado, e que aponta a evolução dos Municípios, por meio Ranking Ambiental dos municípios paulistas. A participação do município no Programa é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

Anuncio


Além do saneamento, outras nove Diretivas norteadoras da agenda ambiental local servem para medir a desenvoltura das cidades na questão ambiental: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Pontuação 

Hortolândia tem até o dia 22 para entregar o relatório com as informações que vão dizer qual sua pontuação no Ranking. A cidade registrou crescimento nos últimos três anos em que participou do certame. Em 2017, sua pontuação foi de 40,11; cresceu em 2018  para 41,79, chegou em 2019 a 66,11 e, em 2020, a 69,39. A expectativa é que, neste ano, a cidade ultrapasse os 80 pontos. “Nossa cidade, assim como os demais municípios, sofreram o impacto da pandemia do coronavírus, mas não perdemos o foco no enfrentamento às demandas socioambientais. Estamos buscando alternativas para a questão dos resíduos sólidos, da arborização urbana, da Educação Ambiental sem perder de vista o incentivo à participação popular que ocorre por meio de ferramentas de comunicação e também do Conselho de Meio Ambiente”, diz o secretário adjunto de Meio Ambiente, Josemil Rodrigues.

Histórico do esgoto

Resultado de uma política violenta de especulação imobiliária nos anos 1970/1980, quando ainda era distrito de Sumaré, Hortolândia se emancipou em 1991. Seu desenvolvimento urbano, econômico e social expandiu as divisas do Estado e atingiu patamares nacionais, como ocorreu no último dia 15 de junho, quando a cidade conquistou o segundo lugar no o Ranking Nacional da Universalização do Saneamento 2021, divulgado pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). O índice de coleta de esgoto é de aproximadamente 98%. Já o esgoto tratado chega a 100%.

Em 2020, o município já havia dado um salto enorme, quando saiu do 11º e passou para o 6º lugar no ranking nacional, a partir de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação adequada de resíduos sólidos. Uma das prioridades da Prefeitura é atingir 100% de esgoto coletado e tratado.

Até 2005, o município não tratava um litro sequer do esgoto gerado. A partir desse ano, com uma política ambiental arrojada, planejada e pensada para as décadas seguintes, a Velha Jacuba investiu pesado em infraestrutura básica, resolveu problemas históricos de saneamento e, em parceria com a CAF (Corporação Andina de Fomento), desenvolve o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) que prepara o município para os próximos 30 anos.

Os avanços registrados com o desenvolvimento econômico vieram acompanhados de uma evolução de recuperação do ambiente urbano e culminam nos dias de hoje com a implantação de espaços ambientais que dão suporte às dezenas de obras viárias que estão em execução atualmente. 

Verde Azul 

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época – hoje Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo