Nossa Cidade

Circuito Cultural Hortolândia

Até 19 de novembro, acontece em Hortolândia, o Circuito Cultural. Serão 5 meses de espetáculos teatrais infantis gratuitos que ocorrerão aos domingos, às 16h, no Teatro Casa de Joana Hortolândia. Com o patrocínio ArcelorMittal Gonvarri e Belgo Bekaert Arames, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de São Paulo (PROAC-ICMS). Realização Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura.

O Circuito Cultural visa, além de promover o intercâmbio de grupos entre Hortolândia e as demais cidades, disseminar a arte e formar um público para teatro. Levar os espetáculos ao Teatro de forma gratuita é uma maneira de democratizar a cultura favorecendo o acesso a todas as classes sociais, vivenciado a arte dentro de um teatro.

Anuncio


Companhias renomadas compõem a programação do Circuito, apresentando espetáculos aclamados e premiados na cena teatral infantil.

No dia 20 de agosto, às 16h, a Cia Noz de Teatro, Dança e Animação apresentará o espetáculo “Cocô de Passarinho”. Inspirado no livro homônimo de Eva Furnari e premiado pelo APCA 2013, o espetáculo conta a história dos poucos moradores de uma nova vila, que se encontram todos os dias na praça, mas não têm muito o que falar. Suas vidas são transformadas por um problema que enfrentam todo os dias: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças. Um dia um vendedor de flores passa pela cidade e uma situação inesperada transforma a vida de todos eles.
Gênero: Infantil | Duração: 55 minutos | Classificação: Livre | Faixa etária indicativa: a partir dos 03 anos.

CIRCUITO CULTURAL
Promovido pela empresa Belgo Bekaert Arames, o Circuito está presente em três cidades com objetivo de oferecer uma programação cultural regular à comunidade e contribuir para formação de público com espetáculos de reconhecida qualidade. Em Feira de Santana (BA), acontece desde 2011 e já levou cerca de 60 mil espectadores às 252 apresentações. Em Contagem (MG) o programa se iniciou em 2015, realizando mais de 15 espetáculos em escolas, praças e teatros do município, com cerca de 2 mil espectadores. Na cidade de Osasco (SP), 11.784 pessoas já foram aos espetáculos, que acontecem desde 2014.

TEATRO CASA DE JOANA HORTOLÂNDIA
Avenida São Francisco de Assis, 1.735 – Vila Real – Hortolândia
Telefone: (19) 3819-3279

Programação completa

AGOSTO _________________________________________________

20/08 – DOMINGO – 16h
Espetáculo: Cocô de Passarinho
Cia Noz de Teatro, Dança e Animação
Inspirado no livro homônimo de Eva Furnari e premiado pelo APCA 2013, o
espetáculo conta a história dos poucos moradores de uma nova vila, que se
encontram todos os dias na praça, mas não tem muito que falar. Suas vidas são transformadas por um problema que enfrentam todos os dias: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças. Um dia um vendedor de flores passa pela cidade e uma situação inesperada transforma a vida de todos eles.

Gênero: Infantil
Duração: 55 min.
Classificação: Livre
Faixa etária indicativa: a partir dos 03 anos

SETEMBRO ______________________________________________

10/09 – DOMINGO – 16h
Espetáculo: A História da Cigarra e a Formiga
Cia São Genesio
A história de uma Cigarra cantora, artista que canta e encanta a todos. A formiga vive em função de garantir sua sobrevivência futura, não tem glamour e não se preocupa com a vida social. Ela trabalha feliz e nem percebe que sua alegria em trabalhar é por conta das músicas que ouve executadas pela dupla Cigarra e Louva Deus. Todos levam suas vidas separadas, até que seus destinos se cruzam quando percebem que suas rotinas estão sendo alteradas devido à falta de água. A Formiga acusa a Cigarra de ser preguiçosa e esbanjadora de água. A Cigarra critica a Formiga, achando seu trabalho desnecessário. Depois de muita discussão, trapalhadas e brincadeira, todos percebem a importância do trabalho operário e
artístico. Todo o repertorio é executado ao vivo, com participação da plateia.

Gênero: Infantil/Família
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Faixa etária indicativa: a partir de 02 anos

24/09 – DOMINGO – 16h
Espetáculo: A História da Caixa
Cia São Genesio
Epimeteu e Pandora eram duas crianças órfãs que fizeram uma grande amizade. O menino era o guardião de uma caixa que jamais poderia ser aberta. Dentro dela estava guardado um arsenal de males, como a discórdia, a luta pelo poder, as doenças do corpo e da mente e a falta de cuidados com o meio ambiente. Vencida pela curiosidade, Pandora acabou abrindo a caixa, liberando todos os males no mundo, mas as crianças fecharam a mesma, antes que a esperança pudesse sair. Assim os males escaparam e foram soltos no mundo, porém as crianças ficaram com a esperança, que lhes deu força e coragem pra enfrentar seus medos e as dificuldades.

Gênero: Infantil/Família
Duração: 40 min.
Classificação: Livre
Faixa etária indicativa: a partir de 02 anos

OUTUBRO _______________________________________________

08/10 – DOMINGO – 16h
Espetáculo: As Três Mulheres Sabidas
Cia Dedo de Prosa
Neste espetáculo criado a partir de três contos de fadas da tradição oral britânica, as protagonistas são mulheres sabidas que figuram como verdadeiras heroínas e, diferentemente das donzelas indefesas que geralmente vemos nos contos de fadas, utilizam o poder da sabedoria feminina para enfrentar monstros, bruxas e outros desafios que aparecem em seus caminhos. Espetáculo contemplado pelo
15º Cultura Inglesa Festival, inspirado nos contos O Touro Negro de Norroway; A Pobretona que Virou Rainha; e O Gentil Homem de Wastness;.

Gênero: Infantil
Duração: 60 min.
Classificação: Livre
Faixa etária indicativa: a partir de 05 anos

12/10 – DOMINGO – 16h
Espetáculo: O Grande Mergulho
Teatro de Gaia
O GRANDE MERGULHO conta a história do encontro de um pato com a morte.
Uma linda amizade nasce e os dois passam dias brincando; mergulham no lago, sobem nas árvores, tiram uma soneca e também dialogam sobre a vida e
inevitavelmente sobre a morte. Finalmente chega o grande dia do grande mergulho e os dois se despedem aprendendo que o melhor da vida é aproveita-la.

Gênero: Infantil
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Faixa etária indicativa: a partir de 05 anos

NOVEMBRO ______________________________________________

05/11 – DOMINGO – 16h
Espetáculo: Vidma, a menina trança-rimas
Núcleo Caboclinhas
Vidma acredita que sua mãe é uma bruxa, e sua sopa a faz viajar para diversos lugares! Venha viver com Vidma diversas aventuras engraçadas e com muita bruxaria, inspiradas na trajetória de Tatiana Belinky.

Gênero: Aventura poética
Duração: 50 min.
Classificação: Livre
Faixa etária indicativa: a partir de 03 anos

19/11 – DOMINGO – 16h
Espetáculo: Cinderela lá lá lá
Le Plat du Jour
Na adaptação “Cinderela Lá Lá Lá”, a história da gata borralheira que encanta
gerações é toda voltada para o mundo da moda: Cinderela é corajosa e quer ser estilista.

Gênero: Comédia Infantil
Duração: 60 min
Classificação: Livre
Faixa etária indicativa: a partir de 03 anos

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo