Centenas de pessoas que participaram da ação Cidadania Viva Mais, promovida pela Prefeitura, neste domingo (20/08), passaram pelo estande das atividades ambientais. Lá puderam admirar um modelo de jardim suspenso, assim como objetos feitos com materiais recicláveis. Foram distribuídos 250 sacos com cerca de 1,5 kg de adubo orgânico, que poderá ser utilizado em plantio de mudas de árvores, produzido pela própria Administração, no Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos.
Os frequentadores puderam também levar para casa folhetos informativos sobre a Agenda Verde, o Mutirão de Limpeza e Zeladoria promovido pela Administração desde março deste ano, e cópia da cartilha sobre a guarda responsável de animais domésticos, de autoria do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal).
Jardim suspenso
Quem se interessa em montar horta ou jardim em casa encontrou no estande um belo modelo, já pronto: o de um jardim suspenso, feito com embalagens de garrafa PET, presas a pequenas escadas de bambu com corda de sisal. Nelas, foram plantadas espécies ornamentais, como cactos e beijinhos, e ervas aromáticas, medicinais e culinárias, tais como hortelã, morango, losna, chicória e poejo. Os visitantes puderam também aprender como preparar as garrafas PET para montagem da horta ou do jardim suspenso. No estande, havia ainda objetos de decoração natalina, bolas e cestos, feitos com recicláveis, como CDs, DVDs e garrafas PET.
“Foi muito positiva a experiência de orientar e conscientizar a população sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto com relação à correta destinação e reaproveitamento de resíduos, quanto com relação à proteção e bem-estar animal”, avalia a secretária-adjunta da pasta, Eliane Nascimento. Além dela e de representantes de todas as áreas de atuação da Secretaria, também compareceu ao evento o secretário titular, José Nazareno Zezé Gomes, entusiasta do projeto das hortas municipais, desenvolvido no âmbito do programa Viva Mais.
Entretenimento, lazer, saúde e bem-estar
A ação Viva Mais Cidadania, que aconteceu no Setor Cultural “Arlindo Zadi, no Jd. Amanda, neste domingo (20/08), foi aberta com a apresentação do Vibrasax, grupo vinculado à Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Em seguida, a população pode participar de aulas de Mega Zumba e ver a exibição do filme “As Aventuras de Tim Tim” em tenda adaptada no local. Também pode acompanhar palestras e orientações socioeducativas, além de aferir a pressão e a glicemia.
O encontro, que reuniu 1.300 pessoas, visou integrar esporte e cultura, lazer, saúde e bem-estar, pilares do Viva Mais, programa de governo de incentivo a hábitos saudáveis e qualidade de vida. A ideia é realizar ações regionalizadas que possam proporcionar aos cidadãos o acesso a esses serviços.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98