Nossa Cidade

Cia. de Santos Reis Rosa de Anjos de Hortolândia se apresentará em MG

Apresentação será no próximo domingo (12/01) 

Uma das mais conhecidas tradições da cultura popular, no Brasil e no mundo, é a Folia de Reis. Em Hortolândia, este festejo continua a ser celebrado graças à Companhia dos Santos Reis Rosa dos Anjos. O grupo conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. A companhia se apresentará, no próximo domingo (12/01), no 2º Encontro de Folia de Reis de Monte Sião (MG). O grupo participará a convite da prefeitura da cidade mineira. 

A companhia foi fundada em 1982 por Francisco Aparecido Borges, mais conhecido como “Mestre Chiquinho”, e Esequias Barra (já falecido). Atualmente, de acordo com Mestre Chiquinho, o grupo é formado por 18 integrantes, ou “foliões”, como ele ressalta, entre jovens, adultos e idosos (homens e mulheres). 

Mestre Chiquinho explica que a Folia de Reis é uma festa popular natalina que faz referência à visita dos três reis magos a Jesus Cristo. “Levamos a mensagem sobre o nascimento de Jesus, passando de casa a casa”, explica. A Folia de Reis, também chamada de Festa de Santos Reis ou Reisado, é tradicionalmente celebrada no dia 6 de janeiro. A festa também marca o fim do Natal, com a desmontagem de árvores e presépios. 

Nas apresentações da companhia, alguns integrantes fazem a cantoria e outros tocam instrumentos musicais, tais como viola, violão, pandeiro e caixa. Mestre Chiquinho conta que, entre outubro do ano passado e o início deste ano, a companhia realizou visitas às casas de moradores da cidade. Também no início deste ano, a companhia realizou uma confraternização em uma paróquia do bairro Jardim Campos Verdes.

O trabalho da companhia tem alcançado reconhecimento para além das fronteiras de Hortolândia. Mestre Chiquinho destaca que o grupo tem recebido convites para participar de eventos relacionados à Folia de Reis em outras cidades da região, do interior paulista e de outros estados. 

O secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco Raimundo da Silva, destaca a importância do trabalho da companhia para manter viva a cultura popular no município. “A tradição da Folia de Reis é um dos grandes patrimônios da cultura imaterial da cidade. Graças ao seu trabalho, a companhia também faz um resgate importante da história da cidade”, ressalta o secretário. 

Mestre Chiquinho informa que a companhia está aberta para a participação de novos integrantes. Os interessados podem entrar em contato por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, que fica dentro do Paço Municipal “Palácio das Águas”, localizado na rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo