Diversas unidades de saúde de Hortolândia realizam, neste mês de agosto, programação especial pelo Mês do Aleitamento Materno. Também conhecido como Agosto Dourado, este período é marcado por ações de promoção ao aleitamento, indicado como alimento exclusivo para bebês até o sexto mês e como alimentação complementar até os dois anos de idade ou mais. Nesta segunda-feira (21/08), o Cesm (Centro Especializado e Saúde da Mulher) reúne pacientes no período da manhã e da tarde para palestras sobre o tema.
No período da manhã, a médica ginecologista e gerente da Divisão de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Regina Happ, falou sobre a importância da amamentação, sobre a auto-valorização feminina e o vínculo entre mãe e filho. No período da tarde foi a vez da psicóloga no Cesm, Sandra Bulhões conversar com as mulheres sobre a influência do aleitamento materno na construção do vínculo. As participantes foram premiadas com brindes e sorteios.
Além do Cesm, as USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) promovem atividades locais de incentivo ao aleitamento materno.
Hospital
O Agosto Dourado foi lembrado, também, pela equipe da Linha de Cuidado Materno Infantil que atua na Maternidade do Hospital Municipal de Hortolândia. Mães que acabaram de dar a luz participaram de atividades educativas, com orientações sobre a importância do aleitamento materno e questões relacionadas aos cuidados com o recém-nascido.
Durante o bate papo, as mães foram instruídas sobre como auxiliar os bebês a fazer a pega correta do seio, o que garante o sucesso da amamentação. Também foram orientadas a ingerir bastante líquido durante o período de amamentação, manter uma alimentação balanceada e descansar entre as mamadas, dicas importantes para que a produção de leite seja satisfatória.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98