O cerol em pipas é uma mistura, feita à base de cola e vidro moído, é capaz de cortar o fio de outra pipa no ar e representa um risco para ciclistas, motociclistas, pedestres e até mesmo os próprios brincantes que entram em contato com ela.
Visando manter a brincadeira saudável e preservar a vida e a integridade física das pessoas, a fiscalização contra a venda e a utilização do cerol foi intensificada e segue em crescente em Hortolândia. As equipes da Guarda Municipal estão atentas e têm atuado com rigor para coibir essa prática irresponsável.
No último final de semana, foram realizados 30 flagrantes de utilização do cerol, e as fiscalizações mais intensas aconteceram no Parque Socioambiental Lago da Fé, entre o Parque Gabriel e o Jardim das Figueiras, além de espaços públicos localizados no Jardim Amanda. Todas as pipas com substâncias cortantes foram apreendidas pelas autoridades.
Número de autuações de pessoas usando cerol em pipas, apenas este ano
Segundo informações da Secretaria de Segurança da Prefeitura, somente este ano, já foram realizadas 40 autuações pelos agentes da segurança pública. Em 2020, foram registradas 24 autuações, enquanto em 2021, apenas uma. Já no ano passado, foram 31 autuações.
A multa por uso e comercialização de peças com cerol teve um aumento significativo. Portanto, se for pego em flagrante, pagará R$ 650,34. Já nos casos de fabricação e comercialização das pipas com substâncias cortantes, a multa é de R$ 1.300,68.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98