Nossa Cidade

Centro de Memória fecha, terça-feira (04/09), para montar exposição

Espaço reabrirá para visitação no dia 16 de setembro 

A Prefeitura de Hortolândia informa que o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior” fechará para visitação pública, a partir da próxima terça-feira (04/09), para a montagem da exposição “Hortolândia: de trilha passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”. O Centro de Memória fica na rua Rosa Maestrello, n° 2, Vila São Francisco.

Anuncio


O espaço reabrirá para visitação no dia 16 de setembro, quando a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer lançará a exposição durante o 1º Encontro de Tropeiros de Hortolândia, evento que será realizado no próprio Centro de Memória. O objetivo da exposição é resgatar a importância histórica do tropeirismo na formação da cidade. O título da exposição faz referência a trecho do primeiro verso do Hino de Hortolândia.

TROPEIRISMO

A cidade de Hortolândia já foi vilarejo de Jacuba e tem origem entre o final do século XVIII e o começo do século XIX, época em que a atividade tropeira era uma das principais formas de transporte de animais e mercadorias.

Em relatos, moradores da cidade contam que sempre ouviram de seus familiares histórias que descrevem a região como ponto de parada para tropeiros, colonos e escravos que costumavam descansar à beira de um riacho.  Era ali que os viajantes preparavam um pirão feito de farinha de mandioca, açúcar e mel, a Jacuba, que supostamente acabou batizando o vilarejo e o Ribeirão que passa pela cidade e deságua no Ribeirão Quilombo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo