Nossa Cidade

Prefeitura realiza campanha de castração para evitar doenças em cães e gatos

Ação atenderá 789 animais inscritos pelos tutores; castração será entre esta quarta-feira e sábado (dias 14, 15, 16 e 17/12)

Para evitar doenças e procriação, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizará a Campanha de Castração de 789 cães e gatos. A ação atenderá somente os tutores que fizeram a inscrição dos seus animaizinhos com antecedência.  A castração, que será realizada na quarta, quinta, sexta-feira e sábado (14, 15, 16 e 17/12), será no DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizado na na Rua Athanásio Gigo, 60, Chácara Recreio 2000.

A veterinária da Prefeitura, Milena Martinelli Watanuki Lima, lembra que cuidar dos pets é fundamental, pois eles fazem parte de nossa família. “O momento correto de fazer a castração é quando o cachorro ou gato tem de cinco a seis meses e está com um peso ideal. No caso das fêmeas, é importante castrar para evitar que tenha problemas de saúde como tumores mamários, infecção uterina (Piometra), gravidez psicológica, etc. Já nos machos, a castração melhora o comportamento, pois eles não ficam mais urinando em diversos locais para marcar território, deixa eles menos dominantes e mais tranquilos, não indo atrás de fêmeas no cio”, explica a veterinária.

A profissional lembrou que, além de todas essas informações, é importante ressaltar que a família terá um animal saudável, menos agitado, e a sociedade diminuirá o número de animais abandonados nas ruas. “Com a castração, não teremos problemas com animaizinhos abandonados nas ruas e praças, sofrendo. Nós do DPBEA temos um número muito grande de cães e gatos para doação, mas as pessoas não têm o hábito de adotar. Por isso, pedimos que cuidem de seus animais”, completa Milena.

Castração

A Prefeitura pede para que, no dia da castração, os tutores dos gatos levem os animais mais cedo, às 8h. Às 10h, será a vez dos cachorros. O início da campanha será sempre das 8h às 13h. Na quarta, serão castrados 200 pets. Na quinta-feira (15/12), mais 200 animaizinhos serão castrados. Na sexta-feira (16/12), 189 pets. E no sábado (17/12), mais 200 animais.

Ainda durante a campanha, o Núcleo de Educação Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, fará ação de orientação com os tutores sobre os temas guarda responsável e abandono de animais.

De acordo com o diretor do órgão, Vanderlei Fernando de Azevedo, para a castração, os tutores deverão deixar os animais quatro a oito horas em jejum de água e alimento. “Os felinos serão os primeiros a serem castrados por terem um temperamento mais sensível. Por isso, eles são castrados primeiro. Já os cães, por serem mais resistentes, são castrados depois”, ressalta Azevedo.

Fonte: Prefeitura

8 benefícios da castração

Benefícios para o animal

Além do que destacamos acima, conheça 8 bons motivos para castrar seu cão ou gato:

  • Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.
  • Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.
  • As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.
  • Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.
  • As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão. 
  • Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.
  • Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes. 
  • Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo