18 de maio de 2024
Nossa Cidade

Cartório Eleitoral de Hortolândia funciona em novo prédio, no Centro

Inauguração do espaço, nesta sexta-feira (31/5), contou com a participação do prefeito Angelo Perugini

O prefeito Angelo Perugini participou, nesta sexta-feira (31/05), da inauguração do novo prédio do Cartório Eleitoral da 361ª ZE ( Zona Eleitoral de Hortolândia), localizado na Rua Luiz Camilo de Camargo, 50, região central. O novo espaço garante mais conforto e comodidade aos eleitores que usufruem dos serviços lá oferecidos. Participaram da cerimônia o juiz assessor da Presidência do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), Dr. Vitor Gambassi; o juiz eleitoral da 361ª ZE de Hortolândia, o Dr. André Forato Anhê; a juíza de direito diretora do Fórum da Comarca de Hortolândia, Dra. Julian Ibrahim Guirão Kapor; o presidente da ordem dos advogados do Brasil da 234ª subseção de Hortolândia, Dr. Marcello Valk de Souza; o chefe do cartório, Dalberson Bernardino de Almeida.

“A soberania de um povo se mede pela qualidade, pelo nível da sua democracia e a democracia se mede pela competência, pela seriedade da Justiça de um país. Se queremos ver a nossa democracia plena, nosso povo respeitado, nós precisamos ter uma justiça forte, consciente, altiva, que seja capaz de colocar as coisas em igualdade para todos. E na lembrança de hoje, com a inauguração desse novo espaço, com toda a qualidade de ambiente e mão de obra agregada, podemos dizer que isso é fundamental para que aconteça a democracia participativa dos partidos políticos para que a gente possa ter eleições onde o povo possa se manifestar e dizer onde é que a maioria deles deseja estar”, afirmou o prefeito.

O chefe do cartório, Dalberson Bernardino de Almeida, fez um breve relato sobre a história do cartório, destacando a luta, o esforço, a esperança que nunca se perdeu por melhores condições de espaço e de atendimento aos eleitores. Para iniciar seu discurso, Almeida citou a frase de Martin Luther King “Alguém que não encontrou um motivo para morrer, não têm um motivo para viver”.

“A mudança do cartório para esse prédio só foi possível porque encontrei no caminho pessoas motivadas que também queriam o melhor, o melhor para as pessoas ao seu redor. O prefeito Perugini sempre disse que na administração dele o cartório deveria ser bem tratado. Acredito que não só o cartório, mais vejo que todos os departamentos diversos da Prefeitura recebem essa mesma atenção. Ontem estive na inauguração da Ponte da Esperança. Esperança de esperançar. Foi com esse mesmo sentimento que hoje, voltamos para o lugar onde tudo começou. Mais isso não é um recomeço, mais sim, a continuidade de um trabalho”, afirmou o chefe do cartório.

O juiz eleitoral da 361ª ZE, o Dr. André Forato Anhê, destacou a parceria e o empenho da Prefeitura no trabalho para que este avanço na Justiça Eleitoral fosse conquistado. “ Sem o trabalho da Prefeitura, nada disso seria possível. A Justiça Eleitoral trabalha em parceria com as prefeituras. Sem essa união, a Justiça Eleitoral fica defasada”, observou o Juiz.

O juiz Assessor da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Dr. Vitor Gambassi, representou o presidente do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin. “O Tribunal Eleitoral de São Paulo não sobrevive sem as parcerias com as prefeituras, por isso, é tão importante tão essencial esse bom relacionamento, essa união de esforços. Nós rodamos o Estado inteiro em 2017, então, eu posso afirmar que não há um cartório como este aqui de Hortolândia. O local tem espaço amplo, tudo está bem organizado, as urnas têm um espaço organizado, de qualidade, e o cuidado com estes equipamentos é um segurança que temos”, afirmou Gambassi.

Novo espaço

O Cartório Eleitoral da 361ª ZE de Hortolândia funciona na Rua Luiz Camilo de Camargo, 50, na região central da cidade. O local é amplo, agrega conforto e comodidade para os eleitores, além de espaço próprio para atendimento personalizado.

O espaço conta com ar-condicionado, painel eletrônico, banheiros adaptados para acessibilidade, bebedouro. O local também tem guichê próprio para atendimento a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O prédio é de fácil acesso, oferece vagas para estacionamento no seu entorno e completa acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. 

Devido ao prazo que encerra no dia 19 de dezembro deste ano para o cadastro biométrico, o cartório dobrou o número de guichês para atendimento ao público.

Confira os serviços oferecidos no cartório

·Orientações gerais

·Certidão de quitação eleitoral

·Certidão de crimes eleitorais

·Certidão de filiação partidária

·Primeiro título de eleitor

·Primeiro título de eleitor – brasileiro naturalizado

·Transferência de título de eleitor

·Revisão de dados cadastrais

·Segunda via de título de eleitor

·Revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos

·Justificativa – Regularização de ausência às urnas após as eleições

·Regularização do título de eleitor cancelado por ausência às urnas

·Regularização do título de eleitor suspenso por condenação criminal

·Regularização do título de eleitor suspenso por conscrição

·Regularização da situação eleitoral e emissão de certidão de pessoas cuja deficiência impossibilita ou torna oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais

·Desfiliação partidária 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98