Nossa Cidade

Cartão do Transporte do Idoso começa a ser entregue neste sábado (23/09)

A Prefeitura começa a entregar, neste sábado (23/09), às 9h, o “Passe Livre Sênior” às pessoas com 60 anos ou mais, cadastradas pela Secretaria de Mobilidade Urbana. A cerimônia de entrega do documento, com atrações culturais, será na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Rua Osório Cândido da Silva, 99, no Jd. Sumarezinho. Já está confirmado show com a dupla sertaneja Craveiro e Cravinho e com o Caipira Barnabé.

O Cartão do Transporte do Idoso foi criado pelo prefeito Angelo Perugini para levar mais cidadania às pessoas nesta faixa etária que, a partir daí, passarão a entrar no coletivo pela porta da frente, gratuitamente. A meta da Administração é levar o benefício a todos os munícipes deste segmento.

Anuncio


O sistema de bilhetagem eletrônica, em implantação na cidade, terá oito tipos de cartão. O primeiro a entrar em operação é o Sênior, que já conta com 1.603 usuários inscritos até agora. Com a implantação do sistema, a Prefeitura espera facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam o transporte coletivo municipal.

Além do cartão do idoso, haverá o vale-transporte (encomendado por empresas para seus funcionários), o escolar (para estudantes), o especial e o especial acompanhante (para a pessoa com deficiência e seu responsável), o colaborador (para funcionários do transporte, como os motoristas profissionais), o empresarial (para uso corporativo) e o cidadão (destinado aos usuários que não se enquadram em nenhuma categoria específica).

No caso dos cartões que oferecem desconto ou isenção de tarifa, como o do idoso, a Prefeitura também implantará a biometria facial, tecnologia de reconhecimento do usuário, que compara automaticamente o rosto cadastrado com o de quem está passando na catraca.

No município, 9 mil pessoas utilizam o serviço de transporte coletivo urbano. Atualmente, há 18 linhas em funcionamento e 35 ônibus para atender a população. A meta da Prefeitura é, pelo menos, dobrar o número de veículos em circulação na atual gestão.

Cadastramento continua

O cadastramento dos usuários com 60 anos ou mais no Passe Livre Sênior continua. Agora é feito em três pontos da cidade: o Paço Municipal, a garagem da Viação Lira e o Setor Cultural “Arlindo Zadi” (veja abaixo). O início das inscrições para as demais modalidades ainda será divulgado.

Aos idosos que se dirigem aos pontos de inscrição, a Prefeitura faz um alerta importante: além de apresentar documentos básicos, como identidade e CPF, é preciso levar, também, comprovante de residência. A foto é feita na hora do cadastramento. O atendimento dos interessados acontece, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Confira onde fazer o cadastramento para o Cartão Sênior:

Garagem da Viação Lira – Av. Santana, 1.000, Jd. Amanda

Paço Municipal Palácio das Águas (Protocolo Geral) – Av. Olívio Franceschini, 2.500, Remanso Campineiro

Setor Cultural “Arlindo Zadi” – Rua Graciliano Ramos, 280, Jd. Amanda

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo