Nos últimos dias, o Brasil tem assistido e participado de um fenômeno social que nos orgulha do ponto de vista político e democrático. Um fenômeno que partiu das capitais e que vem tomando o interior, inclusive nossa cidade.
Em Hortolândia, o ato de mobilização popular teve início na sexta-feira, 21 de junho. Desde então, a Prefeitura aguarda um contato de representantes da manifestação dispostos a apresentarem uma pauta a ser discutida e se coloca à disposição, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete.
Vale ressaltar de que a Prefeitura, comunicada oficialmente da manifestação por meio de ofício entregue à Secretaria de Segurança, tomou providências para apoiar o manifesto pacífico. Manteve contato com a Associação Comercial, a Polícia Militar, as concessionárias da SP-101 e do sistema de transporte e disponibilizou, conforme solicitado, agentes de trânsito e da Guarda Municipal com o objetivo proporcionar segurança aos manifestantes e aos motoristas.
O propósito do governo municipal é manter um canal de diálogo aberto colocando-se à disposição para uma agenda oficial com representantes da manifestação. A Administração quer ouvir a voz das ruas porque entende que toda manifestação popular pacífica é legítima e deve ser respeitada.
Hortolândia e suas conquistas são fruto dos movimentos populares a começar pela emancipação do município. O povo foi às ruas por direitos como água, coleta e tratamento de esgoto, duplicação da rodovia SP-101, asfalto, iluminação, escola técnica federal, entre outras que contribuíram e fortaleceram nossa cidade. São as manifestações populares, importantes ferramentas da democracia, que ajudam todas as esferas governamentais a melhorar a vida das pessoas.
Transporte público de qualidade e com redução da tarifa figura como uma das prioridades do governo municipal e integra o Plano de Governo do prefeito Antonio Meira, registrado em cartório. Com apoio da população, a Prefeitura trabalha para garantir tarifa mais barata, eficiência e rapidez no transporte de passageiros.
A redução da tarifa de ônibus municipal, por meio do subsídio parcial da Prefeitura, faz parte do pacote de ações do governo para ampliar a eficiência do transporte coletivo municipal em Hortolândia.
Para colocar a medida em prática, a Prefeitura finaliza os estudos técnicos que definirão o valor do subsídio, que entrará em vigor ainda neste ano. Desde janeiro, a Prefeitura realiza uma série de ações para reestruturar o sistema. Estão em instalação 51 novos abrigos de ônibus, 12 estações elevatórias de embarque e desembarque de passageiros, privilegiando, também, o acesso de pessoas com deficiência visual, por meio do piso podotátil.
Em breve, entrarão em circulação 10 novos ônibus, que resultarão na criação de novas linhas e na continuidade da integração do transporte municipal com o interurbano, em parceria com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano). A ação reduzirá o intervalo entre um ônibus e outro e o tempo de viagem.
O governo municipal dá passos importantes para prestar um serviço de transporte com qualidade. Criou o Plano Municipal de Transporte, elaborado com a participação da comunidade, e implantou a lei que regulamenta o serviço na cidade, em vigor desde o ano passado. Com essas medidas, a Prefeitura definiu regras para a prestação do serviço de transporte de passageiros, ampliou o poder de fiscalização.
Ao lado da população – que participa das discussões sobre transporte, por meio de audiências públicas – a Prefeitura avança nas políticas públicas para o setor. O compromisso de garantir tarifa mais barata ao consumidor continua, junto com medidas que garantam que o transporte urbano eficiente chegue a todas as regiões da cidade. Com diálogo e participação da sociedade, vamos avançar, ainda mais, na questão do transporte.
Antonio Meira
Prefeito do Município de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98