Nossa Cidade

Carreta da mamografia atende 220 mulheres na primeira semana

Serviço iniciado no dia 14 deste mês segue até 18 de março; na segunda e terça-feira de Carnaval (27 e 28/02), unidade não realizará exames

Durante a primeira semana no município, a carreta da mamografia, serviço oferecido pelo governo do Estado, via programa Mulheres de Peito, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, já beneficiou 220 mulheres. Com a grande procura pelo exame gratuito na unidade móvel, restam atualmente 140 vagas para agendamento, relativas ao período de 13 a 15 de março, última semana de atendimento. O exame previne contra o câncer de mama. A unidade está instalada na Praça São Francisco de Assis, na Vila Real, em frente ao salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Ainda é possível fazer agendamento. Mas é preciso se apressar, pois restam poucos horários vagos. Basta procurar a unidade municipal de saúde mais próxima, levando RG e cartão SUS (Sistema Único de Saúde). Poderão solicitar a mamografia mulheres a partir dos 35 anos, moradoras da cidade. Todas precisam fazer agendamento prévio para realizar exame na carreta.

Exame não pode ser reagendado

Apesar do balanço positivo, feito pela Secretaria de Saúde, o índice de faltas verificado nos cinco primeiros dias de atendimento ainda preocupa os gestores. A média diária de abstenções é de 20 e 25%, o equivalente a 10 e 12 horários/dia. Todos seriam perdidos, caso não tivessem sido remanejados pelas equipes da Prefeitura.

A Secretaria de Saúde alerta que, em caso de falta, não há possibilidade de reagendamento, porque o serviço da unidade móvel é temporário, vai até 18 de março. Por isso, quem tem exame marcado, precisa estar atento para não perder o horário.

“Na hora do exame, cada mulher é chamada duas vezes. A equipe ainda dá 15 minutos de tolerância pelo atraso. Depois disso, ela perde a oportunidade, não temos como reagendar. Nesta semana, felizmente, aproveitamos 100% das vagas, porque foi possível fazer encaixes, chamando mulheres com mais de 50 anos que tinham o perfil de atendimento. No entanto, queremos que as pessoas entendam que tão importante quanto agendar é comparecer no dia e na hora marcada”, esclarece a enfermeira Fátima Gomes, da Articulação de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde.

Na segunda e terça de Carnaval, carreta para atendimento

Na segunda e terça-feira de Carnaval (27 e 28/02), não haverá atendimento. Serão realizados 50 exames durante a semana, das 9h às 18h, e 20 aos sábados, das 9h às 13h. A expectativa é beneficiar, neste período, cerca de 1.300 mulheres. Exames e laudos deverão ser retirados pela paciente no CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher) “Maria José Santos Ferreira”, localizada na rua Caminho da Servidão, 255, na região do Jardim Green Park Residence. A data de retirada será informada pela equipe da carreta, logo após a realização do exame.

O que é mamografia

A mamografia é o exame que permite diagnosticar de forma rápida o câncer de mama. O objetivo do Programa Mulheres de Peito é promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico, tratar a lesão e reabilitar as pacientes.

De acordo com Roseni Noventa, supervisora técnica de unidades móveis da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as carretas do Programa Mulheres de Peito contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento.

Além de mamógrafo, as carretas são equipadas com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...