Hortolândia segue dando passos importantes para se consolidar como a “Capital do Pão de Queijo”. A cidade iniciou a implantação do programa estadual SP Produz, que visa fortalecer cadeias produtivas locais, com destaque para a produção do tradicional quitute mineiro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado de São Paulo, e promete impulsionar ainda mais a economia local.
O pontapé inicial do projeto foi dado com uma palestra realizada na última quinta-feira (10), reunindo representantes da Associação dos Produtores do Pão de Queijo de Hortolândia e Adjacências.
Programa SP Produz e Hortolândia como a Capital do Pão de Queijo
O programa SP Produz propõe uma atuação conjunta entre empresas, poder público, instituições de ensino e demais parceiros estratégicos. Entre seus objetivos estão o aumento da competitividade, o estímulo à inovação e a ampliação do acesso a novos mercados. Além disso, também disponibiliza linhas de crédito voltadas especificamente para o desenvolvimento de cadeias produtivas locais, como a do pão de queijo em Hortolândia.
De acordo com dados da prefeitura, a cidade já se destaca na produção do quitute, com cerca de 120 mil toneladas por ano, movimentando aproximadamente R$ 1 bilhão e gerando três mil empregos. Atualmente, cerca de 100 empresas atuam no setor, sendo que 12 delas já integram a Associação formada em 2024. A próxima fase do programa prevê a criação de uma equipe de governança, composta por representantes públicos e privados, que será responsável por elaborar estratégias para o futuro do setor.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98