O Canil da GM (Guarda Municipal) de Hortolândia acaba de ganhar reforço. O pastor-belga-malinois Ralf, de cerca de um ano, é o mais novo integrante da matilha, que já conta com Sheik, outro pastor-belga-malinois, e Bud, um filhote de border collier. O canil da corporação foi criado no final de junho deste ano.

Segundo a Secretaria de Segurança, os animais atuarão em três vertentes: Bud, o “showdog”, participará de apresentações, levando entretenimento à criançada; Ralf, “cão-farejador”, ajudará no enfrentamento à criminalidade, principalmente no combate ao tráfico de drogas; enquanto Sheik será usado em eventos, em situações de defesa.

Todos os cães que integram o recém-criado canil da GM foram doados à Prefeitura e ainda estão em treinamento, no próprio canil da Guarda e no da corporação vizinha, em Monte Mor. Os agentes que trabalharão com os animais também passarão por treinamento.

Como o alojamento de cães já está pronto, os animais deixaram a residência do agente que os acolhia provisoriamente e passaram a morar na casa nova, preparada para recebê-los. O canil está localizado na sede da corporação, na Avenida da Emancipação, 260, no Residencial Maria de Lourdes, próximo à indústria farmacêutica EMS. 

Outra boa notícia é que a corporação conta também com uma viatura adaptada para os novos “agentes”. “Ter o canil pronto e os animais aqui, na sede da Guarda, facilita o trabalho das equipes que trabalharão com os cães. Os animais se acostumam com os agentes e com o novo local de moradia. Agora, os guardas vão passar por capacitação, um treinamento sobre como será a utilização deles na viatura, que já está adaptada para eles”, explica a comandante da Guarda Municipal, Michele Mabene Cardena.

Quem precisar de serviços da Guarda Municipal poderá solicitá-los e também realizar denúncias, a qualquer hora do dia ou da noite, pelos telefones 153 ou 0800-111-580.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia