Nossa Cidade

Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal terá Dia D, neste sábado (13/05)

Ação tem foco na avaliação bucal de idosos; campanha acontece em conjunto com Vacinação contra Influenza

Anuncio


Pessoas com mais de 60 anos que vão às unidades de saúde de Hortolândia para serem vacinadas contra Gripe, tem sido convidadas a participar da Campanha Estadual de Prevenção e Detecção de Câncer Bucal. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a avaliação de saúde bucal em conjunto com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, grupo de vírus que causam a Gripe. Isso porque os idosos fazem parte de um dos grupos de risco para a Influenza e, também, são as pessoas com faixa etária de maior incidência do câncer bucal. Neste sábado (13/05), que será realizado o Dia D de Vacinação contra a Gripe, equipes de dentista realização o Dia D de Prevenção ao Câncer Bucal em 12 unidades de saúde. Confira os locais abaixo.

Na avaliação da campanha de Saúde bucal, um dentista observa se há alterações na boca da pessoa, como feridas que não cicatrizam, mudanças na cor e formato, aspecto das bochechas, lábios, língua e assoalho da boca (parte de baixo da língua). Em caso de suspeita de câncer, o idoso é encaminhado para nova avaliação com especialista no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), órgão da Prefeitura localizado no Parque Ortolândia. De acordo com o coordenador do programa de Saúde Bucal de Hortolândia, Eduardo Prebianchi Squaiella, os profissionais do CEO estão aptos há identificar casos suspeitos e encaminhar estes pacientes para biopsia, que confirme ou descarte a doença. “Pessoas diagnosticadas com câncer bucal recebem tratamento gratuito, realizado em hospitais de referência na região”, afirmou Squaiella.

“Nosso objetivo é identificar o quanto antes os casos suspeitos, a fim de diagnosticar a doença de forma ágil e proporcionar tratamento imediato, ampliando as chances de cura. Pessoas idosas são nosso público alvo, porque o uso de dentaduras mal adaptadas, além do longo tempo de exposição da pele ao sol, são fatores de risco para o câncer de boca e de lábio”, explicou o coordenador. Apesar de o foco da Campanha de Prevenção ser idosos com mais de 60 anos, qualquer pessoa que suspeite de alterações na cavidade bucal pode procurar, gratuitamente, o serviço de odontologia mais perto de casa, disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família).

Confira abaixo as unidades de saúde participantes do Dia D de Prevenção ao Câncer Bucal:

 

UBS Nova Hortolândia

UBS Jd. Rosolen

UBS Santa Clara

UBS Novo Ângulo

UBS Jd. Amanda

USF São Jorge

USF Parque do Horto

USF Santa Esmeralda

USF Jd. Adelaide

USF São Bento

USF Villagio Ghiraldelli

USF Nova Europa

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo