Pacientes atendidas pelo CAISM da Prefeitura receberam orientações sobre importância do aleitamento para a saúde do bebê
A amamentação é uma fase importante para o bebê e a mãe. Para o recém-nascido, o leite materno é uma fonte rica em nutrientes que vão protegê-lo contra doenças. Para a mãe, é o momento em que ela fortalece os vínculos com a criança. Para orientar sobre a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Hortolândia retoma as rodas de conversa sobre o tema com gestantes e puérperas atendidas pelo CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). A ação estava suspensa em razão da pandemia.
No primeiro encontro, realizado nesta semana, a equipe do órgão, formada por profissionais de enfermagem, fisioterapia e assistência social, reforçou a importância do aleitamento para a saúde da criança e da mãe. “Demos orientações para as pacientes sobre como fazer a amamentação e preparar a mama. As posições corretas para segurar o bebê e medidas para aliviar as cólicas da criança”, explica a enfermeira Talita Herculano, uma das profissionais que ministrou a atividade.
A amamentação também traz benefícios para a saúde da mãe. De acordo com a enfermeira Talita Herculano, a prática do aleitamento materno, acompanhada de uma alimentação saudável, ajuda a mulher a perder mais rapidamente o peso adquirido durante a gravidez. Também auxilia o útero a recuperar o tamanho normal, diminuindo os riscos de hemorragia, anemia e de doenças como diabetes, câncer de mama e de ovário.
As gestantes e puérperas também aprenderam como fazer a ordenha e o armazenamento correto do leite materno. Além disso, elas receberam um livreto explicativo com mais informações. Ao final do encontro, o órgão ofereceu um café da manhã para as pacientes. De acordo com a enfermeira, a ideia é a de realizar a roda de conversa, uma vez por mês, com gestantes e puérperas atendidas pelo órgão.
Para a retomada das rodas de conversa, as equipes do órgão participaram de uma capacitação sobre aleitamento materno em abril deste ano. As rodas de conversa integram a linha de cuidado materno infantil realizada pela Prefeitura de Hortolândia. O trabalho do município foi destaque na última reunião do GTAB (Grupo de Trabalho de Atenção Básica), realizada no Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), no mês passado. O grupo é formado pelas Secretarias de Saúde dos municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98