Ainda dá tempo de garantir a imunização de cães e gatos contra a Raiva, em Hortolândia. A UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), unidade da Prefeitura de Hortolândia vinculada à Secretaria de Saúde, aplica a vacina antirrábica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Basta levar o animal de estimação à unidade, que fica na rua Atanázio Gigo, nº 60, no bairro Chácaras Recreio 2000, e apresentar a carteira de vacinas do bichinho para a dose ser anotada.
Tanto os cães quanto os gatos devem ser levados presos em coleiras. Além disso, os cachorros de grande porte ou ferozes devem estar, também, de focinheira, o que, inclusive, atende a recomendação prevista em legislação de posse consciente e evita acidentes com mordedura. Já os gatos, que são animais ariscos, podem ser levados em caixas específicas para transporte de animais. Na falta desta caixa, o bichano pode ir na divisória de baixo de um carrinho de feira, por exemplo, preso pela grade de separação da parte de cima.
A vacina antirrábica está disponível na cidade desde o mês de julho, quando a Prefeitura iniciou uma ação de bloqueio na região do Jd. São Sebastião, onde foi confirmado um caso positivo de Raiva canina. A Secretaria de Saúde de Hortolândia recebeu a confirmação do caso, no dia 05 de julho. O cão, sem raça definida, com dois anos de idade, nunca havia sido vacinado contra a doença. Após apresentar alteração no comportamento, como apatia (tristeza), andar cambaleante e emagrecimento, o animal foi atendido por veterinário de estabelecimento particular. O caso apresentou rápida evolução para paralisia dos quatro membros, com a manifestação de outros sintomas neurológicos. Os donos optaram por sacrificar o cão.
Com o resultado positivo em mãos, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realizou uma série de ações de investigação do caso e iniciou a aplicação de vacina e soro antirrábico em todas as pessoas que tiveram contato de risco para transmissão da Raiva. Além disso, a Prefeitura iniciou a Campanha Antirrábica 2018, com postos fixos de vacinação e alguns bairros com atendimento casa a casa. Mais de 21 mil animais foram vacinadas, desde então.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98