20 de maio de 2024
Nossa Cidade

Bolsistas do Programa ACERTE recebem certificado do curso sobre Empreendedorismo

Cerimônia aconteceu, nesta sexta-feira (17/05), para 23 alunas

A Prefeitura de Hortolândia entregou nesta sexta-feira (17/05), o certificado de conclusão do curso sobre Empreededorismo para 23 alunas, bolsistas do Programa Acerte  (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação). O incentivo ao empreendedorismo faz parte da grade prevista no programa de requalificação da cidade. O curso têve a duração de 16h.  A cerimônia aconteceu no HORTOFÁCIL. 

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, além de incentivar os bolsistas do programa a aprenderem uma nova profissão, eles são estimulados a buscar outras alternativas de renda por meio do empreendedorismo. “Várias aprendizes, por meio do estímulo recebido pela Administração Municipal, ao invés de ir para o mercado convencional de trabalho, elas se descobrem e partem para o empreendedorismo, gerando emprego e renda na cidade”, explica o diretor do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, Gerson Ferreira.

Por meio do Programa Acerte, o aluno, além de receber a oportunidade de qualificação profissional e uma bolsa auxílio pela participação em estações de vivência é estimulado a desenvolver talentos que, muitas vezes, nem imaginava possuir e conquistar uma profissão.

De acordo com o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Bueno, o curso sobre empreendedorismo faz parte da estratégia do programa para qualificar e reinserir o bolsista no mercado de trabalho. “O programa Acerte prepara os alunos com o objetivo de deixar o profissional mais alinhado com as exigências do mercado de trabalho. O objetivo da Administração é qualificar a mão de obra da população para que as empresas contratem moradores do município para aproveitar todas as oportunidades de emprego”, afirmou o secretário.

A participação no Programa Acerte não configura vínculo empregatício do bolsista com a Prefeitura. Para permanecer no programa, o bolsista precisa  participar de 75% das atividades de qualificação profissional, por meio de lista de presença assinada no dia da atividade, e ter frequência obrigatória na Educação de Jovens e Adultos (caso necessário).

Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação

O  Acerte é um programa voltado para pessoas a partir dos 18 anos, em estado de vulnerabilidade social e disponível no mercado de trabalho. Por meio do programa, a Prefeitura oferece cursos de qualificação profissional, além de criar condições para garantir aos aprendizes direitos universais básicos na área de educação, saúde, alimentação e renda.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98