A Prefeitura de Hortolândia implementou um sistema de câmeras inteligentes de segurança nos bairros e principais vias da cidade. Recentemente, o sistema começou a ser utilizado para fiscalização do trânsito, inicialmente aplicando multas educativas que notificam as infrações sem cobranças ou pontos na CNH.
Essas multas educativas serão aplicadas até 1º de agosto, após o qual as infrações serão punidas com multas regulares e pontos na CNH. As multas por radares fotográficos e controladores de velocidade continuam sendo cobradas normalmente.
O objetivo principal é conscientizar os motoristas sobre a direção segura e contribuir para a segurança viária. Cerca de 100 notificações educativas serão distribuídas exclusivamente com base nas imagens capturadas pelas câmeras.
As câmeras funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, e fazem parte de um sistema tecnológico integrado que reproduz as imagens nas telas da Central de Monitoramento da Prefeitura.
A notificação educativa segue o mesmo modelo usado quando foram implantados os radares de velocidade em 2019, visando a educação e conscientização dos condutores para evitar acidentes e respeitar as normas de trânsito. Hortolândia possui 22 pontos de câmeras giratórias capazes de obter uma visão de 360° e fazer zoom óptico de até 1 km com nitidez.
As infrações são identificadas no interior dos veículos, como uso de celular ao dirigir e falta do uso do cinto de segurança. As motocicletas também estão sujeitas a punições por falta de capacete, conversões proibidas ou condução perigosa.
A fiscalização ocorre em 84 faixas de rolamento em toda a cidade, com 37 pontos de câmeras equipadas com OCR para reconhecimento de placas e características de veículos, auxiliando na identificação de veículos furtados ou roubados.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98