A atualização do software Biblivre, utilizado pela Biblioteca de Hortolândia, ligada à Secretaria de Cultura foi feita para trazer maior agilidade nas tarefas cotidianas. Esse programa é fundamental para a gestão do acervo e das operações internas da biblioteca.
Benefícios da atualização
Segundo o coordenador da unidade, Rafael Antonio da Silva, a nova versão do software tem tornado as tarefas internas mais ágeis, como o controle de livros e a catalogação de novos títulos. Além disso, o sistema aprimorado facilita o cadastro de novos leitores, serviço que agora é realizado de forma mais rápida. Atualmente, a biblioteca conta com mais de 6.000 usuários cadastrados.
O Biblivre também permite que os leitores consultem o acervo on-line por meio de um portal dedicado. “A consulta on-line possibilita que o leitor verifique a disponibilidade de um livro e a data de devolução, caso ele esteja emprestado”, explica Silva. O acervo da biblioteca conta com cerca de 18.000 obras.
Com a atualização, o controle de empréstimos, renovações e devoluções tornou-se mais eficiente. Esses dados também auxiliam na avaliação de usuários que desejam migrar para categorias diferenciadas, como Leitor Vip e Leitor Prime.
Reconhecimento e participação nos testes
A Biblioteca Municipal de Hortolândia desempenhou um papel ativo no processo de atualização do software. Um dos programadores responsáveis pelo Biblivre elogiou a biblioteca como um “case de sucesso” na utilização do programa. Devido a isso, a unidade foi escolhida para realizar testes e avaliar a nova versão.
O Biblivre foi implantado na biblioteca em 2016. O software, de uso livre e gratuito, foi desenvolvido pela SABIN (Sociedade Amigos da Biblioteca Nacional), com apoio da COPPE-UFRJ. Atualmente, é utilizado por bibliotecas no Brasil e no exterior.
Cadastro simplificado na biblioteca de Hortolândia
Para acessar o acervo da Biblioteca Municipal, basta realizar o cadastro como usuário. O procedimento pode ser feito presencialmente na biblioteca, localizada dentro do HORTOFÁCIL, na Rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Agora, a biblioteca adotou um sistema simplificado para novos cadastros. É necessário apresentar um documento com foto e comprovante de endereço, ambos nos formatos físico ou digital. Menores de idade precisam de autorização assinada por um responsável e documentos originais. Pessoas de fora da cidade podem se cadastrar comprovando vínculo com Hortolândia, como trabalho ou estudo.
Transformando o acesso à leitura
Com as atualizações do Biblivre, a Biblioteca Municipal de Hortolândia reforça seu compromisso em oferecer serviços modernos, eficientes e inclusivos, promovendo o acesso à cultura e à informação para toda a comunidade.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98