Connect with us

Nossa Cidade

Aula magna sobre “A Educação e seus afetos” reúne cerca de 250 gestores da Educação em Hortolândia

Publicado

em

Tema foi abordado pela pedagoga Emília Cipriano, Doutora em Educação (PUC/SP), em evento, nesta sexta-feira (05/08)

Cerca de 250 gestores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia participaram, na manhã desta sexta-feira (05/08), de uma aula magna sobre “A Educação e seus afetos”, ministrada pela pedagoga e assistente social, Emília Cipriano, Doutora em Educação (PUC/SP), Mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP) e Coordenadora da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser. Emília já esteve em Hortolândia antes, em palestras voltadas a educadores da rede municipal de ensino. O evento, voltado a diretores de departamento, supervisores, coordenadores do CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, diretores de escola, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos, aconteceu no Espaço Blue Eventos, na Chácara Luzitânia.

Após café da manhã de recepção aos convidados e breve fala dos diretores de departamento, houve palestra do secretário Fernando Moraes sobre as principais ações da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, na atual gestão, dentre elas a construção coletiva e participativa do currículo próprio da Educação.

“Cada escola é um organismo vivo, cada uma tem suas necessidades e suas especificidades. Por isso que no nosso currículo nós trabalhamos esse individualismo e essa espacialidade. O currículo próprio é para defender a educação de Hortolândia, respeitando os saberes da rede”, ressaltou Moraes.

“Todos aqui temos pessoas que se inspiram na gente, para o bem ou para o mal. Vamos ficar atentos às nossas posturas e posicionamentos. A globalização tem feito a gente olhar tudo, mas não ver nada, gerando uma superficialidade. Temos que ter esse olhar afetuoso sobre as coisas. A globalização afeta o tecido social nos mais diferentes níveis”, afirmou Emília Cipriano aos presentes.

Para a coordenadora pedagógica da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Amanda I, Cibele Evelize Gonçalves de Oliveira, a afetividade na educação é a diferencial na realização de um bom trabalho. “A palestra motivacional foi muito boa para deixar dentro da gente aquela sementinha de quero mais, de reviver tudo o que a gente pode ouvir e a gente já faz. Motivar o profissional de educação é uma missão, um dever de todo gestor, de todo profissional que trabalha na educação. Quem não acredita na educação é quem não tem o amor, o afeto citado aqui. A gente viu a importância de ter um ao lado do outro. A afetividade dentro da educação pode mover montanhas e fazer a diferença dentro da vida de cada educador, de cada professor, de cada criança. É nisso que a gente acredita”, ressalta a coordenadora.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Frente fria deve derrubar a temperatura para 8° em Hortolândia

Publicado

em

frio

Uma nova frente fria deve derrubar as temperaturas em Hortolândia e região e de brinde trazer chuvas.

De acordo com o Cepagri, a tendência para a quinta-feira (18) é de céu parcialmente nublado ao longo da manhã e primeiras horas da tarde, com ventos fortes de noroeste, que transportam um ar mais quente e seco e causam rajadas ocasionais da ordem de 60 km/h (faixa de valores semelhante aos dos dias ventosos da semana passada).

Já o site Climatempo aponta que as temperaturas para quinta-feira (18) ficam entre 18° e 29°, na sexta-feira (19) ficam entre 10° e 16° e no sábado a mínima pode chegar 8° e a máxima 15°

A partir do final da tarde de quinta (18), a frente fria vai chegando à região, trazendo chuvas ao final do dia, que podem se estender até a sexta-feira (principalmente madrugada e manhã).

A sexta-feira (19) é de temperaturas amenas e pouca amplitude térmica, com acentuado declínio na virada para o sábado. O final de semana deve ter noites frias e dias amenos, com ventos moderados a fortes baixando a sensação térmica.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Equipes de saúde do município recebem capacitação sobre Varíola dos Macacos

Publicado

em

Prefeitura ministrou capacitações nesta segunda-feira (15/08) e na semana passada

Hortolândia está atenta para enfrentar o surto de Varíola dos Macacos. A Prefeitura promoveu uma formação sobre a nova doença para as equipes de saúde da rede municipal. O objetivo é capacitar as equipes para que estejam aptas a fazer atendimento qualificado e orientar a população. A atividade foi realizada na UBS (Unidade Básica de saúde) Santa Esmeralda, nesta segunda-feira (15/08). Participaram da formação cerca de 40 profissionais das UBSs, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), do Hospital Municipal Mario Covas e do hospital particular existente na cidade.

A atividade foi ministrada pela Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e CEI (Centro Especializado em Infectologia), órgãos da Secretaria de Saúde. Os profissionais receberam informações sobre a doença e instruções sobre o fluxo para fazer a coleta de amostra de pessoas com suspeita da doença e o monitoramento dos pacientes positivos e de pessoas que, por ventura, tenham contato ou convívio com pacientes infectados. Também na capacitação a Prefeitura concluiu a entrega dos kits de exames de coleta. Na semana passada, a Prefeitura já havia realizado uma capacitação. 

A Prefeitura de Hortolândia reforça para que a população tome cuidados para evitar a doença. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município tem sete casos notificados de Monkeypox, dos quais seis negativos e um positivo. O paciente do primeiro caso confirmado do município já se recuperou.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Duas equipes fecham a 1ª fase do campeonato de futebol da categoria Super Master com 100% de aproveitamento

Publicado

em

Competição organizada pela Prefeitura de Hortolândia chega à semifinal

As equipes do C.V.I, C.V.A e Real Família foram os destaques da última rodada da primeira fase do campeonato de futebol da categoria Super Master, para jogadores a partir de 45 anos de idade. A competição é organizada pela Prefeitura de Hortolândia. C.V.I  e Real Família, do grupo B, venceram todos os jogos e se classificaram para a fase final com 100% de aproveitamento dos pontos. Na fase inicial, foram oito times divididos em duas chaves, com quatro equipes cada uma (ver resultados abaixo). Agora, a semifinal será decidida com partidas únicas. Em caso de empate, os finalistas serão decididos por cobranças de pênaltis.

“Chegamos ao final de mais uma fase de um campeonato de futebol organizado pela Prefeitura. A competição chega aos momentos finais e agradecemos a disposição dos jogadores que participaram e ainda participarão desta competição. Promover o esporte para todas as idades é um dos compromissos da Administração Municipal com a população”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Para ficar por dentro das tabelas de jogos, classificação e tudo o que envolve o campeonato, basta baixar o aplicativo Placar Esportivo no smartphone. 

Confira os times participantes do Super Master de Hortolândia

Grupo A: Unidos do Boa Vista, C.V.A, Taquara City e União Boa Vista.

Grupo B: Real Família, Alinhados, Tamo Junto Solidários e C.V.I.

 

Resultados da quarta rodada:

Sábado (13/08)

Campo do Rosolém

13h30 – Tamo Junto 0x4  C.V.A 

15h15 – C.V.I 5×1 Unidos do Boa Vista 

 

Campo da Confibra

13h30 – Real Família 1×0 Taquara City    

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Populares