As equipes da Prefeitura de Hortolândia iniciaram a semana com mais uma etapa do serviço de retirada de lixo e entulho descartado irregularmente em espaços públicos. Na manhã desta segunda-feira (22/03), a ação foi realizada em uma área verde no Parque Orestes Ôngaro.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, o local onde os materiais haviam sido descartados irregularmente fica próximo ao PEV (Ponto de Entrega Voluntária) do bairro, onde a população pode realizar o descarte correto e gratuito deste tipo de material. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a colaboração da população é importante para manter ruas, avenidas, praças, parques, áreas verdes e espaços públicos limpos e conservados.

PEV’s FUNCIONAM EM NOVO HORÁRIO
Os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura de Hortolândia, agora, funcionam das 9h às 15h, de segunda à sábado. A redução no horário de atendimento foi adotada para reduzir a circulação de pessoas e evitar a disseminação do Coronavírus. O novo horário de funcionamento permanecerá assim, até uma nova reclassificação da cidade pelo Governo do Estado.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h. No Parque Orestes Ôngaro, o PEV fica localizado na rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes.

MUTIRÃO DE PODA DO MATO EM TODA A CIDADE
A semana também começou com mutirão de poda do mato em diversas regiões da cidade. O trabalho acontece, diariamente, em praças, parques, canteiros centrais de ruas e avenidas além de espaços públicos no geral. Nesta segunda-feira, a poda do mato e a limpeza foi realizada na área externa do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e nas praças do “Pastel” e da “Penha”, também na região do Fátima.

A ação, que continua nos próximos dias, também é importante para manter a cidade limpa e conservada, evitando o surgimento de animas peçonhentos que transmitem doenças. Nesta época de chuvas, em que o mato cresce mais rápido, o trabalho é intensificado.

NÃO DESCARTE LIXO E ENTULHO IRREGULARMENTE
O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.