Uma área próxima à Ponte Estaiada recebeu uma ação de limpeza. Por lá, há muito descarte inadequado de resíduos, o que contribui para o abrigo de animais peçonhentos, mau cheiro, alagamentos e riscos de incêndios e queimadas. Além disso, na semana passada, foram realizados trabalhos semelhantes em áreas verdes do Parque Oreste Ôngaro e da Avenida Olívio Franceschini, próxima ao Condomínio Residencial Jardim de Mônaco.
Apesar da urbanização da área sob a ponte e da construção do Superviário na região, algumas pessoas ainda insistem em cometer esse crime ambiental. Para ajudar a manter a cidade limpa, a população pode denunciar o descarte irregular pelo aplicativo Agenda Verde, de forma anônima e gratuita. O descarte inadequado ocorre em vários pontos da cidade, incluindo áreas próximas a parques ambientais, praças e canteiros centrais de vias. O secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, pede a colaboração de todos para que descartem seus entulhos nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da cidade, que são 13 dispositivos distribuídos em diferentes regiões.
Mais sobre a limpeza na área próxima à Ponte Estaiada que recebeu a limpeza
Os PEVs são equipados com caçambas para o descarte correto e separado por tipo de material, como recicláveis domésticos (garrafas PET e plásticos), recicláveis ferrosos (latas de bebidas, alimentos, tintas, etc.), resíduos de construção civil, resíduos de madeira e volumosos (sofás, colchões, móveis), eletroeletrônicos e vidros. É importante lembrar que não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes de serviços de saúde.
No caso de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, equivalente a cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Para quantidades maiores, os moradores devem contratar uma caçamba. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça a importância do descarte correto dos resíduos nos PEVs da cidade, e a população pode verificar o PEV mais próximo em um link disponível no site da Prefeitura.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98