Nossa Cidade

Área do futuro Parque Santa Fé começa a ser limpa para obras

futuro parque santa fe em hortolândia

Trecho entre Jardim Santa Clara e Jardim Flamboyant terá reservatório de cheias, pista de caminhada e área verde de mais de 3 quilômetros de extensão

Hortolândia ganhará mais um parque linear: o Parque Santa Fé. As obras já tiveram início neste mês e quem passa pelo trecho próximo ao Jardim Santa Clara já percebe que a área recebe ações de limpeza às margens do córrego. A revitalização completa do parque, que vai do Jardim Santa Clara até o Jardim Flamboyant, será concluída em 18 meses. O local contará com reservatório de contenção de cheias, pista de caminhada e área verde, a exemplo da transformação realizada na região central, onde hoje está localizado o Parque Chico Mendes. Para isso, serão investidos R$ 32 milhões, verba proveniente do Ministério das Cidades.

Após a limpeza de toda a margem do córrego, a Prefeitura iniciará as ações de urbanização e paisagismo no novo parque. A pista de caminhada, que fará contorno em toda a extensão verde, terá piso de concreto intertravado. Uma ciclovia será instalada ao lado da pista de caminhada. Duas pontes japonesas vão proporcionar a travessia de pedestres, possibilitando passeios pela pelo outro lado do córrego.

Já o reservatório de contenção de enchentes, construído na área do parque, terá capacidade máxima de armazenamento para 534 mil litros de água. A medida vai evitar que, mesmo em épocas de cheia, o córrego transborde. O plantio de árvores nativas e a recuperação da vegetação das margens completará a recuperação ambiental do espaço, que conta com mais de três quilômetros de extensão.

Mesmo com o intenso trabalho das máquinas no local, a questão ambiental tem sido priorizada. As árvores existentes na área que passa por limpeza foram mantidas. Assim, o pequeno bosque já embelezará o espaço antes mesmo da conclusão das obras. A entrega do parque está prevista para o final do próximo ano.

 
Texto: Sandra Alyne/PMH

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98