Connect with us

Nossa Cidade

Aprendizes de cursos profissionalizantes do Via Rápida Emprego em Hortolândia participam de aula inaugural

Publicado

em

Banner

Aprendizes do programa Via Rápida, promovido pelo Governo do Estado, participaram, nesta quarta-feira (14/04), da aula inaugural de seis cursos recém-abertos, em Hortolândia. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes também acompanhou o evento, realizado de maneira remota, em razão da pandemia do Coronavírus.

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Em março deste ano, o programa realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, que já havia disponibilizado duas formações, abriu vagas para mais seis cursos de qualificação profissional no município: “Porteiro e Controlador de Acesso”, “Recepção e Atendimento”, “Assistente Administrativo”, “Assistente Contábil, de Crédito e Cobrança”, “Assistente de Recursos Humanos” e “Informática Básica”. As turmas de “Ajudante de cozinha” e “Almoxarife e estoquista” foram as primeiras anunciadas. Exceto o curso de “Ajudante de cozinha”, de natureza presencial, todos os demais oferecem aulas remotas, a fim de contribuir para o combate à COVID-19 no Estado, preservando o isolamento social.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, para cada formação, foram disponibilizadas 40 vagas, 20 para o período da manhã e 20 para o da noite. De acordo com o site do programa Via Rápida, a novidade é que, agora, os cursos contam com uma bolsa-auxílio de R$ 210,00, disponibilizada pelo Governo de São Paulo (veja abaixo). Inscritos que necessitarem de confirmação de matrícula e informações similares podem consultar suas dúvidas junto ao Via Rápida Emprego.

“O apoio dado pela Prefeitura aos cursos do Via Rápida, especialmente estes realizados de modo online, são uma maneira de capacitar a população, mesmo nesta época de pandemia, em que o isolamento social é importante. As ferramentas virtuais de aprendizado ajudam, inclusive, a preparar as pessoas para uma nova realidade no mercado de trabalho”, destacou o prefeito.

De acordo com secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, “as pandemias sempre deixaram marcas profundas na humanidade. É nos momentos de dificuldades que encontramos as melhores oportunidades para o nosso crescimento, por isso, trabalhamos nesta perspectiva de abrir novos caminhos, ampliando as oportunidades para o nosso povo”.

Sobre o benefício de bolsa-auxílio

De acordo com informações publicadas no site do programa, para ter direito ao bolsa-auxílio, o candidato precisa estar matriculado em cursos do Via Rápida, ser alfabetizado e domiciliado no Estado de São Paulo e ter 16 anos ou mais, estar desempregado e atender aos critérios do curso em que está matriculado. Neste caso específico, segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, é preciso ser morador de Hortolândia.

O candidato selecionado recebe no e-mail convocação para o início do curso. Iniciado a formação, após 10 dias de aulas, cumpridos todos os requisitos da turma em que está inscrito, o aluno está apto a receber o auxílio, segundo informações disponíveis no site do programa. Outras informações sobre o benefício podem ser obtidas no link: http://www.viarapida.sp.gov.br/bolsa-auxilio.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Munícipe está preocupada com arvore condenada que ainda não foi cortada

Publicado

em

Banner

A moradora de Jardim Sumarezinho em Hortolândia, S.A.M.F., entrou em contato com a redação do Portal Hortolândia relatando a existência de uma árvore de grande porte na calçada em frente à sua residência, que, segundo ela, corre o risco de cair.

Ela solicitou ao poder público a poda da árvore, que está à rua Maria Zilda Salustriano de Freitas esquina com a rua Sebastião Isidro Rosa. A Moradora contou que já informou a situação à Prefeitura, por meio do telefone e alem de fazer todo o tramite pela internet. Disse que possui protocolo de atendimento e que aguarda a realização do serviço de poda a mais de 3 meses.

“Esta árvore está na minha calçada, próximo a estrutura da casa. Tem muitos galhos, é frondosa, mas está perigosa e pode cair. E quando chove, a árvore chega a encostar nos fios da rede elétrica”, relatou a munícipe.

Ainda segundo a munícipe, a Prefeitura já realizou uma visita técnica e condenou a arvore a qual foi constada a presença de cupim como consta o texto na integra abaixo:

“Conforme vistoria técnica realizada no local dia 15/02/2021 pela Técnica em Meio Ambiente Aparecida Suely Nakazone CRQ 04261652 sendo que em análise visual do (s) exemplar (es) arbóreo (s) localizado (s) no endereço do presente protocolo, visto que o (a) Proprietário solicitou a avaliação do (s) exemplar (es) arbóreo (s) situado (s) em área externa. Constatamos a presença 01 exemplar (es) arbóreo (s) no local, sendo que: A. Área Externa – Exemplar (es) 01 (Ficus- espécie exótica – DAP= 80 cm) Arbóreo com cupim, com aspecto fitossanitário doente. Aparecida Suely Nakazone CRQ 04261652 2- Análise Técnica Autorização de Corte – árvore exótica doente Na avaliação supracitada, constatamos a presença de um exemplar arbóreo conhecido popularmente como Fícus (espécie exótica DAP= 80 cm) que apresenta aspecto fitossanitário doente, podemos verificar que existe uma parte do tronco principal apodrecida, devido a infestação de pragas (cupim ou formiga), logo o exemplar apresenta risco iminente de queda. Por este motivo, autorizamos a supressão do exemplar em questão. – Compensação Ambiental 1:1 (exótica – árvore doente) Em conformidade com a Lei Municipal n° 1.937/2007 e sua alteração na Lei Municipal n° 3736/2020 preconiza que para cada exemplar exótico doente, será compensado por 1 muda, ou seja (1:1). Esclarecemos que no período de 45 dias após o corte, o (a) responsável/ o (a) requerente deverá executar o plantio de 01 muda (s) de resedá, grevília anã, calistemon ou outro exemplar arbóreo adequado (altura mínima de 1,2 m) no local, totalizando o plantio de 01 exemplar (es) arbóreo (s). Enga. Agrônoma Alynne D. P. N. Sant’Anna CREA 5061582136”

Continue Lendo

Nossa Cidade

Tempo frio e seco em Hortolândia é a previsão do tempo para semana

Publicado

em

Banner

Prepare-se para um tempo frio e seco em Hortolândia, ou seja, não se esqueça da blusa e de hidratar-se durante todos os períodos.

          Nesta Segunda Feira (17), o vento chegará a 10 km/h e os termômetros marcarão entre 14° e 27°.

          Na Terça-Feira (18), apesar de uma temperatura mais amena, a umidade relativa do ar, por conta do período sem chuvas, volta a preocupar e pode chegar a 36%.

          O sol aparece entre nuvens na Quarta e Quinta Feira (19 e 20, respectivamente). Ainda não existe possibilidade de chuva e haverá uma oscilação de 15° a 27°.

          Na Sexta-Feira (21), poderemos ver a Lua Crescente, principalmente porque as nuvens darão uma leve dissipada. A sensação de secura permanece, com variação de 16° a 27°.

          E o fim de semana terá mudança brusca de temperatura, com sol sem nuvens o dia todo. Tanto Sábado (22) quanto Domingo (23), na parte da manhã, sentiremos leve frio e, logo depois, pela alta na temperatura, o calor ficará presente.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Nota oficial sobre o falecimento do Prefeito de São Paulo Bruno Covas

Publicado

em

Banner

Nossos sentimentos aos familiares e amigos de Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo. Nossa sociedade passa por um momento difícil de perdas e neste domingo (16/05) nos despedimos de uma jovem liderança política. Bruno Covas lutou até o fim com muita grandeza, mas foi vencido pela doença, deixando um exemplo de coragem e determinação.

 

José Nazareno Zezé Gomes

Prefeito

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares