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Aprenda a fazer as delícias ensinadas na oficina de receitas juninas

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Cozinha escola da Prefeitura de Hortolândia ensina a fazer Caldo de Abóbora e Amendoim Doce

Que tal aprender a fazer duas delícias típicas do outono/inverno, ensinadas na Oficina de Receitas Juninas, promovida pela Prefeitura de Hortolândia? Cerca de 20 pessoas, previamente inscritas, participaram da formação na Cozinha Escola Comunitária, no Jardim Novo Ângulo, nesta quarta-feira (25/05), pela manhã e à tarde, quando aprenderam a fazer duas preparações da estação: “Amendoim doce” e “Caldo de abóbora” (veja abaixo).

Voltadas a moradores da cidade, maiores de 16 anos, as oficinas da Cozinha Escola buscam ensinar gratuitamente novas preparações, a fim de contribuir tanto com uma alimentação mais saudável e nutritiva, com ingredientes acessíveis, quanto com o aumento de renda da família, quando as iguarias são feitas para vender. É o caso do “Caldo de abóbora”, receita de R$ 19,00, que rende cinco porções, feita com abóbora seca (cabotiá), óleo, cebola, alho, sal, calabresa, tomate, orégano, cheiro verde e água. Já o “Amendoim doce” é feito com amendoim cru, açúcar, água, chocolate, fermento e canela em pó. Os ingredientes custam R$ 24,00 e a receita rende seis porções.

Uma das inscritas na formação é a moradora do Parque dos Pinheiros Rosângela Xavier, que participou da aula, no período da tarde, junto com a filha de 21 anos, Bruna Letícia. Antes da pandemia do Coronavírus, Rosângela já havia feito a Oficina de Páscoa da Prefeitura. Ao ver o aviso desta oficina pelo Facebook oficial da Administração, não hesitou em se inscrever para aprender novas receitas e aumentar a renda da família durante as festas juninas.

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“As professoras são maravilhosas, prestativas e educadas. Explicam as propriedades dos alimentos que a gente nem sabia. Achava que banha de porco era saudável, mas vi que não é bem assim. Também deram dicas sobre o caldo, de bater tudo junto, até a calabresa e as verduras ainda verdes, sem cozinhar para manter as propriedades. Como minha filha é vegetariana, disse que é possível substituir a linguiça por brócolis, couve ou outra verdura. Pretendo fazer estas receitas para vender. Até já comprei o amendoim para testar a receita”, afirma a munícipe.

As aulas são ministradas pela tecnóloga em gastronomia Virgínia Fernandes, com a participação das nutricionistas Bruna Valdevino Barbosa e Ester Mendes de Oliveira. A Cozinha Escola Comunitária do Banco de Alimentos integra o Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do Banco de Alimentos: (19) 3845-6630 e (19) 38454920.

Veja como fazer as receitas da oficina:

Amendoim doce 

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Ingredientes: 

500g de amendoim cru 

2 xícaras (chá) de açúcar 

1 xícara (chá) de água 

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1 colher (sobremesa) de fermento em pó 

2 colheres (sobremesa) de chocolate 

1 colher (café) de canela em pó

Modo de preparo: 

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1. Leve os ingredientes ao fogo em uma panela grande.

2. Mexa com colher de pau até desgrudar. 

3. Depois esparrame os grãos em uma assadeira e leve ao forno para torrar 

4. Experimente até ficar a seu gosto

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Caldo de abóbora

Ingredientes:

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1 kg de abóbora seca

3 colheres (sopa) de óleo

1 cebola grande picada

300 g de calabresa

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1 colher (chá) de sal

4 dentes de alho 

3 tomates sem semente

1 colher (sopa) orégano

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½ xícara (chá) de cheiro verde 

2 litros de água

Pode também colocar rúcula, couve picada, espinafre ou outra verdura de sua preferência.

Modo de Preparo:

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1. Corte a abóbora em cubos e reserve.

2. Numa panela grande refogue com óleo, a cebola picada, a calabresa, o alho amassado, o tomate picado e o orégano.

3. Junte na panela, a abóbora, o sal, a água e deixe ferver por 20 minutos.

4. Após cozido bata no liquidificador.

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5. Finalize com cheiro verde picado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Em Hortolândia, vandalismo nos abrigos de ônibus é infração do código de posturas e sujeito à multa

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Valores  aplicados pela Prefeitura variam de R$ 122,80 a R$ 2.047,00

A Prefeitura de Hortolândia realiza modernização nos abrigos de ônibus em todas as regiões da cidade.  De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, já foram instalados mais de 150 novos abrigos. Além da mudança das estruturas, os abrigos garantem comodidade e mais segurança aos usuários do transporte público. Os novos abrigos possuem espaço para cadeirante e piso podotátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos e pictograma que sinaliza a reserva de vaga para PCD (Pessoa com Deficiência). 

Para manter os abrigos conservados, é necessária a colaboração da população. Vandalizar os abrigos com pichações, colar cartazes e danificar ou quebrar as estruturas é infração do código municipal de posturas . O infrator fica sujeito às penalidades definidas em lei. Os valores das multas variam de 30 (trinta) UFMH equivalente a R$ 122,80  a 500 UFMH  (quinhentas) equivalente a R$ 2.047,00. Ao flagrar este tipo de situação, o municípe pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 / 08000-111-580.

 

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Formação para professores da rede municipal de ensino mostra como recuperar perdas na aprendizagem causadas pela pandemia

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Cerca de 50 profissionais da Educação Básica participam da atividade, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07)

 

Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participam, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07), da formação “Fortalecimento contínuo de aprendizagem: saberes em foco”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A capacitação tem como objetivo primordial contribuir para a recuperação das aprendizagens essenciais das crianças não consolidadas na pandemia. A atividade é ministrada pelas professoras Cristiane Begalli, Cristiane Santos e Elizandra Marinho. 

A formação atende ao que é preconizado no artigo 24 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96 e contribui para ampliar as estratégias que garantam a continuidade da aprendizagem por parte dos alunos municipais, considerando as dificuldades pedagógicas trazidas pela pandemia do Coronavírus. 

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De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, apesar de todo o esforço realizado pelos profissionais da Educação, durante os dois anos iniciais da pandemia, verificou-se que havia crianças em condição de defasagem em relação aos processos de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. A situação foi detectada ainda em outubro de 2021, após aplicação de atividade diagnóstica, no retorno presencial às aulas na rede municipal de Hortolândia.

Com a realização do programa, a Prefeitura busca mitigar defasagens e promover a recuperação paralela complementar, voltada a crianças com baixo rendimento escolar, com foco na alfabetização e na superação das dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“É um programa de reforço para garantir a melhoria de aprendizagem dos alunos da nossa rede, até em razão de todo o processo que tivemos da pandemia. Muitos alunos tiveram ou apresentaram alguma dificuldade por causa disso. Então, para sanar as dificuldades dos alunos, principalmente na questão da alfabetização, esse programa vem para ajudar”, afirma a professora Cristiane Begalli.

De acordo com a professora Cristiane Santos, para otimizar o ensino e a aprendizagem, uma das propostas, a ser implantada no segundo semestre letivo, é formar agrupamentos com, no máximo, 10 crianças. Essas crianças serão reavaliadas constantemente com o objetivo de repensar as estratégias de ensino para o alcance individual de cada criança.

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Apresentações festivas marcam encerramento de semestre letivo no Cier em Hortolândia

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Cerca de 230 estudantes e profissionais da Educação participaram das comemorações, realizadas nesta terça-feira (05/07), na quadra da escola, no Jd. Santo André

 

Eventos festivos e lúdicos, na quadra da escola, marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo deste ano no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, unidade escolar da Prefeitura de Hortolândia, no Jardim Santo André, voltada ao atendimento de estudantes com deficiências múltiplas. As apresentações do espetáculo “Vila do Chaves em: enfrentando a pandemia, que saudades da escola!” aconteceram nesta terça-feira (05/07), nos períodos matutino e vespertino, e reuniram estudantes e profissionais da unidade, totalizando cerca de 230 pessoas.

“Eu quero que o mundo conheça o CIER e que o CIER conheça o mundo!”, afirmou a terapeuta educacional da unidade, Ângela Rocha, que conduziu as apresentações, buscando envolver a todos. Especialistas, professores, educadores e estudantes vestiram-se a caráter e atuaram nas apresentações. 

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“Eu gostei da apresentação. A gente se despediu da Neusa hoje e quinta-feira passada. A gente fez homenagem pra ela hoje. Eu gostei de me apresentar. Minha família veio e assistiu. Eu fui o Kiko”, comentou Diogo de Souza, de 27 anos, estudante do CIER, referindo-se à monitora Neusa Uliana, que solicitou aposentadoria.

“Eu fiquei muito emocionada com a apresentação, porque ano passado o Felipe teve COVID-19. Eu quase o perdi. Então, vê-lo se apresentar hoje me emocionou muito. Saber que estamos vencendo essa batalha também está sendo ótimo. Ver Felipe se apresentando com as outras crianças foi muito importante”, ressaltou Solange Santos, mãe do estudante Felipe Santos, de 12 anos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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