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Alunos do curso de nutrição da ETEC conhecem fábrica da Wickbold

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Ao entrar na linha de produção de pães da empresa Wickbold, a jovem Ana Júlia Muniz exclamou impressionada: “Ó o cheiro!”. Ela estava no grupo de 18 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do curso de Nutrição e Dietética da ETEC (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia – Centro Paula Souza, que participaram do projeto “Turismo Industrial” realizado, nesta quarta-feira (22/05), pela Prefeitura. Os alunos visitaram a fábrica da empresa, localizada no bairro Jardim Terras de Santo Antonio.

Aluna do 1º ano, Ana Beatriz ficou admirada com a complexidade do processo de produção dos pães e as máquinas utilizadas. “À medida que a gente andava pela linha de produção, eu percebi que o cheiro ia mudando”, destacou a jovem.

Por meio do projeto, os estudantes puderam ver na prática o que aprendem em sala de aula. A coordenadora do curso, Raquel dos Santos Guimarães Moura, que acompanhou o grupo, ressaltou que a visita tem caráter multidisciplinar para os alunos, uma vez que mostra a aplicação prática de matérias ensinadas no curso, tais como higiene, microbiologia, rotulagem, marketing, design de produto, entre outras. “Além disso, por meio da visita queremos fomentar nos estudantes o desejo de crescimento profissional, de ir além na carreira que eles escolherem”, salientou Raquel.

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Antes do início da visita, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, explicou que, por meio do projeto, a Prefeitura quer que a população conheça as indústrias que estão instaladas na cidade. “Quando o prefeito Angelo Perugini nos pediu a criação do projeto, a Wickbold foi a primeira empresa que abraçou a ideia”, destacou Monique. 

A secretária ainda salientou para os estudantes que o projeto mostra o potencial econômico do município. “Hortolândia é uma cidade altamente industrial e tecnológica, e que tem muito ainda a crescer”, ressaltou. Para exemplificar este crescimento, a secretária citou as obras do Lago da Fé, inaugurado em setembro deste ano, e da Ponte da Esperança, cuja inauguração será neste domingo (26/05), às 7h30. “A Ponte é um marco da nossa cidade, pois conectará as regiões do Jardim Novo Ângulo e do Jardim Amanda. É o símbolo de retomada do desenvolvimento de Hortolândia”, destacou Monique. 

INTERAÇÃO

O gerente da fábrica, Cláudio Natale, e a gerente de RH, Andreia Figueiredo, deram as boas-vindas aos estudantes. Natale destacou que o projeto promove uma saudável interação entre a Wickbold e os estudantes. Ele ainda salientou que o aprendizado continua após o término do curso. “Se vocês quiserem se destacar na profissão, preocupem-se também com seus deveres. Os dez primeiros anos de carreira profissional são para aprender”, ressaltou Natale.

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Andreia fez uma apresentação sobre a empresa. “É importante vocês gostarem do que fazem. Quem trabalha com o que gosta, faz com prazer”, salientou a gerente de RH. A apresentação teve também a exibição de um vídeo sobre a história da Wickbold. Por meio do vídeo, os estudantes souberam que a unidade em Hortolândia é a maior fábrica da empresa no país. Os estudantes ainda receberam informações técnicas sobre o processo de produção e avaliação da qualidade dos pães e orientações de segurança para a visita à linha de produção.  

Os estudantes do 1º ano, João Victor dos Santos, Maria Eduarda Costa e Vitória Beatriz foram unânimes em destacar o que mais chamou a atenção deles na visita. “Ficamos impressionados com a limpeza e a organização dentro da linha de produção”, disseram.

Já a estudante do 3º ano, Nathália Melo, destacou o aspecto complementar da visita. “No curso aprendemos sobre como é a planta de uma fábrica, de uma cozinha industrial. Hoje, vimos como funciona uma linha de produção de pães”, destacou a jovem. Após a visita, agentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação levaram os estudantes para conhecer o Lago da Fé e a Ponte Estaiada, obras concluídas que integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura. 

VISITAÇÃO

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Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o projeto “Turismo Industrial” integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, que prevê investimentos em mais de 100 obras e serviços, em todos os setores do serviço público municipal. O objetivo é promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Os recursos financeiros do PIC são fruto de parcerias da Prefeitura com os governos estadual, federal e a iniciativa privada.

Iniciado em setembro de 2018, o Projeto “Turismo Industrial” tem como objetivo abrir empresas e indústrias da cidade para a visitação da comunidade, empreendedores, estudantes e investidores. Por meio do projeto, os visitantes poderão conhecer de perto o potencial de Hortolândia. Até o momento, o projeto já promoveu visitas às empresas Wickbold e Greembrier Maxion.

As empresas, indústrias, instituições de ensino e empreendedores que desejarem participar das visitas do projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação pelo telefone 3965-1400, ramal 8911, ou pelo e-mail

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Em Hortolândia, vandalismo nos abrigos de ônibus é infração do código de posturas e sujeito à multa

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Valores  aplicados pela Prefeitura variam de R$ 122,80 a R$ 2.047,00

A Prefeitura de Hortolândia realiza modernização nos abrigos de ônibus em todas as regiões da cidade.  De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, já foram instalados mais de 150 novos abrigos. Além da mudança das estruturas, os abrigos garantem comodidade e mais segurança aos usuários do transporte público. Os novos abrigos possuem espaço para cadeirante e piso podotátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos e pictograma que sinaliza a reserva de vaga para PCD (Pessoa com Deficiência). 

Para manter os abrigos conservados, é necessária a colaboração da população. Vandalizar os abrigos com pichações, colar cartazes e danificar ou quebrar as estruturas é infração do código municipal de posturas . O infrator fica sujeito às penalidades definidas em lei. Os valores das multas variam de 30 (trinta) UFMH equivalente a R$ 122,80  a 500 UFMH  (quinhentas) equivalente a R$ 2.047,00. Ao flagrar este tipo de situação, o municípe pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 / 08000-111-580.

 

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Formação para professores da rede municipal de ensino mostra como recuperar perdas na aprendizagem causadas pela pandemia

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Cerca de 50 profissionais da Educação Básica participam da atividade, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07)

 

Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participam, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07), da formação “Fortalecimento contínuo de aprendizagem: saberes em foco”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A capacitação tem como objetivo primordial contribuir para a recuperação das aprendizagens essenciais das crianças não consolidadas na pandemia. A atividade é ministrada pelas professoras Cristiane Begalli, Cristiane Santos e Elizandra Marinho. 

A formação atende ao que é preconizado no artigo 24 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96 e contribui para ampliar as estratégias que garantam a continuidade da aprendizagem por parte dos alunos municipais, considerando as dificuldades pedagógicas trazidas pela pandemia do Coronavírus. 

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De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, apesar de todo o esforço realizado pelos profissionais da Educação, durante os dois anos iniciais da pandemia, verificou-se que havia crianças em condição de defasagem em relação aos processos de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. A situação foi detectada ainda em outubro de 2021, após aplicação de atividade diagnóstica, no retorno presencial às aulas na rede municipal de Hortolândia.

Com a realização do programa, a Prefeitura busca mitigar defasagens e promover a recuperação paralela complementar, voltada a crianças com baixo rendimento escolar, com foco na alfabetização e na superação das dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“É um programa de reforço para garantir a melhoria de aprendizagem dos alunos da nossa rede, até em razão de todo o processo que tivemos da pandemia. Muitos alunos tiveram ou apresentaram alguma dificuldade por causa disso. Então, para sanar as dificuldades dos alunos, principalmente na questão da alfabetização, esse programa vem para ajudar”, afirma a professora Cristiane Begalli.

De acordo com a professora Cristiane Santos, para otimizar o ensino e a aprendizagem, uma das propostas, a ser implantada no segundo semestre letivo, é formar agrupamentos com, no máximo, 10 crianças. Essas crianças serão reavaliadas constantemente com o objetivo de repensar as estratégias de ensino para o alcance individual de cada criança.

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Apresentações festivas marcam encerramento de semestre letivo no Cier em Hortolândia

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Cerca de 230 estudantes e profissionais da Educação participaram das comemorações, realizadas nesta terça-feira (05/07), na quadra da escola, no Jd. Santo André

 

Eventos festivos e lúdicos, na quadra da escola, marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo deste ano no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, unidade escolar da Prefeitura de Hortolândia, no Jardim Santo André, voltada ao atendimento de estudantes com deficiências múltiplas. As apresentações do espetáculo “Vila do Chaves em: enfrentando a pandemia, que saudades da escola!” aconteceram nesta terça-feira (05/07), nos períodos matutino e vespertino, e reuniram estudantes e profissionais da unidade, totalizando cerca de 230 pessoas.

“Eu quero que o mundo conheça o CIER e que o CIER conheça o mundo!”, afirmou a terapeuta educacional da unidade, Ângela Rocha, que conduziu as apresentações, buscando envolver a todos. Especialistas, professores, educadores e estudantes vestiram-se a caráter e atuaram nas apresentações. 

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“Eu gostei da apresentação. A gente se despediu da Neusa hoje e quinta-feira passada. A gente fez homenagem pra ela hoje. Eu gostei de me apresentar. Minha família veio e assistiu. Eu fui o Kiko”, comentou Diogo de Souza, de 27 anos, estudante do CIER, referindo-se à monitora Neusa Uliana, que solicitou aposentadoria.

“Eu fiquei muito emocionada com a apresentação, porque ano passado o Felipe teve COVID-19. Eu quase o perdi. Então, vê-lo se apresentar hoje me emocionou muito. Saber que estamos vencendo essa batalha também está sendo ótimo. Ver Felipe se apresentando com as outras crianças foi muito importante”, ressaltou Solange Santos, mãe do estudante Felipe Santos, de 12 anos.

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