Retomada das atividades escolares, nesta segunda-feira (29/07), marca o início do segundo semestre letivo
Estudantes e profissionais do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e da Educação Infantil (que atuam na Pré-escola) retomaram as atividades escolares, nesta segunda-feira (29/07), após 21 dias de recesso escolar. A volta às aulas marca o início oficial do segundo semestre letivo nas 57 unidades que compõem a rede pública de Hortolândia, mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de educação.
Nas creches municipais, que funcionaram normalmente durante este período, o dia foi de rever amigos que viajaram ou permaneceram em casa com a família, nesta época mais fria do ano. Algumas escolas passaram por pequenas reformas para receber de volta os cerca 22 mil alunos matriculados no Ensino Infantil e Fundamental.
Além do mutirão de limpeza nas escolas, rotineiro neste período, equipes da Manutenção Escolar, órgão da Secretaria de Educação da Prefeitura, realizaram limpeza de calhas, fizeram pequenos reparos elétricos e hidráulicos, trocaram portas e lâmpadas, bem como iniciaram a instalação de bebedouros elétricos em 12 escolas. Os trabalhos visam a acolher os alunos para a segunda etapa de estudos do ano, garantindo mais conforto e segurança na realização das atividades escolares.
Outras unidades passaram por mudanças um pouco maiores, como o CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, onde os servidores construíram a base para a instalação dos equipamentos da academia de ginástica adaptada e a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) CAIC, no Jardim Amanda, que passou por troca do piso na parte de baixo da escola e retoques na pintura da escada ao lado da quadra.
Atualmente, há no município 57 escolas, sendo 28 do Ensino Fundamental (1º ano ao 9º ano) e 29 da Educação Infantil (berçário, minigrupo e maternal, jardim I e jardim II).
Para a diretora da Educação Infantil, Marilda Moreno, este momento de parada, no meio do ano, é fundamental para todos os que estão envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem. “É importante para os profissionais da educação, que voltam com um gás novo. E, para os pequeninos, o momento é de acolhida e readaptação à escola, antes de dar continuidade às atividades escolares”, explica.
“Estamos felizes em receber e acolher estas crianças. O retorno às aulas é a retomada da produtividade, do aprendizado, da informação que elas tanto precisam”, afirma Cleudice Baldo Meira, secretária de Educação. “É tempo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela escola no início do ano, aperfeiçoando, aprofundando, dando sequencia ao processo de aprendizagem. O retorno às aulas representa tudo isso: crescimento, aprendizagem, desenvolvimento, formação para a criança e vida”, acrescenta.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
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