Avaliação envolveu cerca de três mil estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental
Cerca de três mil alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Hortolândia participaram, nesta terça-feira, dia 10, de uma avaliação de Leitura e Matemática. O simulado é preparatório para a Prova Brasil/Ideb 2013, que acontecerá em novembro deste ano. De acordo com a professora Simone Locatelli, o simulado não tem o intuito de comparar ou impor parâmetros que firam a autonomia da escola. “A proposta é dar oportunidade aos alunos de praticar uma avaliação externa e fornecer dados sobre o processo pedagógico com informações que permitam ao coletivo decidir sobre as intervenções e redirecionamento que se fizerem necessários face a garantia da aprendizagem do aluno”, ressaltou.
O simulado foi preparado pelo Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, órgão da Secretaria de Educação da Prefeitura de Hortolândia, com a contribuição dos coordenadores pedagógicos. A avaliação contempla todos os Descritores da Matriz de Referência da Prova Brasil.
De acordo com o diretor do Centro de Formação, Aparecido Donizeti Chagas de Faria, a avaliação deve ser contínua e cabe a cada professor fazer uso dos diversos instrumentos avaliativos. “O simulado faz parte desse processo e, quando associado a outros mecanismos e bem planejado, seus resultados podem ser bem aproveitados pela escola”, explicou.
“O simulado é um termômetro que ajuda na avaliação de que pontos a escola e os professores precisam trabalhar mais profundamente com as crianças, com vistas a melhorar a qualidade de ensino/aprendizagem”, destaca a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. “Através deste diagnóstico, temos elementos para aprofundar, no processo de ensino/aprendizagem, os pontos a serem melhorados com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino oferecido às nossas crianças”, complementa.
Criado em 2007 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) “Anísio Teixeira”, autarquia do MEC (Ministério da Educação), o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. Assim como as notas escolares individuais, este índice das escolas e das redes de ensino varia em uma escala de zero a dez. É calculado com base na taxa de aprovação (rendimento escolar) e nas médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto.
O Censo Escolar, realizado anualmente, mapeia os índices de aprovação. No caso das escolas e municípios, as médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil. Para os estados e o País, os dados vêm do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Estas avaliações são realizadas a cada dois anos.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98