Greembrier Maxion, gigante do setor ferroviário, que emprega 1.200 pessoas em Hortolândia, recebeu estudantes nesta terça-feira (18/012)
O projeto Turismo Industrial, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, continua despertando o interesse das indústrias da cidade em integrar o projeto. Nesta terça-feira (18/12), foi a vez da Greembrier Maxion, que atua no setor ferroviário, abrir as portas para visitas. Os alunos do curso de Soldagem, realizado pelo Via Rápida Emprego em parceria com a Prefeitura e a Etec (Escola Técnica de Hortolândia), foram os primeiros a conhecerem as atividades da metalúrgica. Após a visita na fabricante de vagões, os alunos conheceram algumas obras do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) como o Parque Socioambiental Lago da Fé e a Ponte da Esperança (Estaiada).
Por meio do Projeto, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto o potencial do polo industrial da cidade. “Nosso objetivo é estreitar os laços entre as pessoas e as empresas que decidiram investir em Hortolândia, tornando-a sua morada. As empresas e indústrias envolvidas terão sua marca evidenciada e sua competência destacada, possibilitando a construção de parcerias e contribuindo para uma visão diferenciada no mundo empresarial da cidade”, orientou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet.
Os visitantes foram recepcionados pelo Diretor de Direitos Humanos da Greembrier Maxion, Nilton Passibelle. Em nome da metalúrgica, o diretor valorizou a parceria com a Prefeitura. “É muito importante para nós manter esse laço, essa proximidade com a comunidade, pois, é através dessa parceria que conquistamos resultados. Sem a comunidade, nada faria sentido. A ideia dessa visita é mostrar quem somos, como estamos inseridos no contexto da comunidade, apresentar nosso trabalho e despertar em vocês o interesse em querer integrar nossa equipe futuramente”, destacou o diretor.
A visita à fábrica iniciou com a apresentação sobre a origem da empresa e os processos que a tornaram a líder norte-americana em projetos e fabricação de vagões e a indústria com o maior parque fabril da América Latina. No Brasil, possui duas unidades no Estado de São Paulo, uma em Hortolândia e outra em Cruzeiro. Após a apresentação, os alunos seguiram para a fábrica, acompanhando de perto o trabalho dos funcionários e o processo de fabricação dos vagões.
Monique explicou que o contato com a produção estimula o sentimento de pertencimento no cidadão e na empresa, possibilitando aos jovens sonhar com um futuro emprego ou negócio e expandir sua formação profissional. “A indústria, por sua vez, tem a oportunidade de comunicar e expor sua filosofia, investimentos em inovação, gestão e futuro. No caso da Greembrier Maxion, a empresa apresentou aos estudantes o potencial do setor ferroviário que sempre foi presente e será expandido para o futuro”, completou Monique.
Janildo Santos Pinheiro, concluiu o curso de soldagem e garantiu sua vaga na primeira visita à indústria metalúrgica. “O comprometimento da empresa com os funcionários é admirável. Eles se preocupam com o funcionário e com a família, tem muitos programas de valorização e atuam com responsabilidade social. O trabalho desses funcionários é muito pesado e, para facilitar o trabalho deles, para não prejudicar sua saúde física, eles pensaram em uma maneira de facilitar o trabalho com uma máquina. Isso me encantou”, reconheceu o aluno.
1.200 empregos
A Greembrier Maxion em Hortolândia emprega diversos recursos tecnológicos na fabricação e reforma de vagões. Ela conta com área total de 951,4 mil m², sendo 133 mil m² de construção.
A indústria gera mais de 1.200 empregos para a cidade. Ela também oferece oportunidade para estagiários e aprendizes, gerando cerca de R$ 86 milhões em renda anual para a comunidade.
PIC
O projeto Turismo Industrial faz parte do Programa de Incentivo ao Crescimento (PIC). Após conhecer as origens e atividades da metalúrgica, os alunos embarcaram em um ônibus que passou por vários pontos da cidade, onde conheceram algumas obras que integram o programa que compreende um conjunto de mais de 100 obras e serviços em realização pela Prefeitura.
O PIC prevê investimentos de cerca R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Os recursos financeiros do PIC são fruto de parcerias da Prefeitura com os governos estadual, federal e a iniciativa privada.
Oportunidade
As empresas, indústrias, instituições de ensino e empreendedores que desejarem participar das visitas do projeto Turismo Industrial podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo pelo telefone 3965-1400 / Ramal 8911, ou pelo e-mail
\n
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98