A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, mudou o sentido de sete ruas e o itinerário das linhas dos ônibus urbanos. As alterações fazem parte da modernização e revitalização do centro comercial do Remanso Campineiro, que acontecerá neste semestre, em razão do Programa Hortolândia Mais Bonita.

Responda a enquete abaixo:

O morador do Jardim São Sebastião, o empresário Reginaldo Lopes, que utiliza as vias diariamente, afirma que as alterações melhoraram muito o fluxo de veículos no local. “A principal via, a Rua Luiz Camilo de Camargo, não fica tão congestionada como antes. O tráfego melhorou muito. O Centro Comercial, com certeza, ganhará com essa mudança, pois os carros atravessam a via comercial até o final dela”, disse o empresário.

Para o aposentado Sebastião da Silva, morador do Jardim Aline, que utiliza dos ônibus urbanos durante a semana, afirma que os itinerários ficaram mais acessíveis. “Melhorou muito com estas mudanças, pois houve uma maior integração entre os bairros. Isso ajuda muito os moradores, principalmente dos bairros mais afastados”, explica o usuário.

Onda Verde

Com as alterações no sentido das ruas e no itinerário das linhas de ônibus, a Prefeitura busca melhorar o fluxo de veículos, tornando o tráfego mais ágil, eficiente e seguro, oferecendo ao pedestre maior tempo para travessia nos cruzamentos. Foi estabelecido uma onda verde semafórica na extensão da Rua Luiz Camilo de Camargo, organizando o fluxo de veículos com remoção dos conflitos que existiam.

A Prefeitura colocou faixas de orientação aos motoristas, está entregando panfletos e colando cartazes nos ônibus para orientar a população. Também divulga as mudanças em sua página oficial no facebook.com/prefeituradehortolandia e no site www.hortolandia.sp.gov.br. Os agentes de trânsito ficarão de plantão no local para auxiliar os usuários. Outra medida é o Serviço Itinerante do Transporte Social, que ficará nos principais trechos de mudança.

Revitalização

A revitalização da Região Central faz parte do Programa Hortolândia Mais Bonita, pacote de intervenções lançado em maio. As obras do pacote priorizam sistemas viários eficientes em todas as regiões da cidade e a transformação do visual do município, com ações de embelezamento.

Com a revitalização, a Rua Luiz Camilo de Camargo será transformada em um shopping aberto. Os recuos hoje existentes em frente aos comércios serão ampliados e receberão piso padronizado, paisagismo ornamental e estações de descanso. A via continuará tendo trânsito de veículos permitido. No entanto, a área de estacionamento ficará nas ruas do entorno. Assim, consumidores terão mais espaço para circulação, mais vagas para estacionamento e comodidade para as compras.

Um diferencial no projeto desta obra é troca da fiação aérea pela subterrânea. A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) já autorizou o projeto. Mais uma intervenção prevista para rua Luiz Camilo de Camargo é a ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais, ampliando a captação de água da chuva.

O mesmo projeto desenvolvido para o centro comercial do Remanso Campineiro será executado, no próximo ano, na avenida Antônio Fernandes Leite, no Jardim Rosolen.

A mobilidade urbana é uma das prioridades do governo do prefeito Antonio Meira. Com investimentos na reestruturação do trânsito e embelezamento da cidade, por meio do programa Hortolândia Mais Bonita, a Prefeitura quer tornar o trânsito mais seguro e eficiente, garantindo fluidez ao tráfego de veículos pelos próximos 20 anos. Para isso, a Administração Municipal investe em obras de pontes, viadutos, abertura de novas ruas, além de reforço na sinalização de trânsito e outras ações que garantam o ir e vir das pessoas.

Alterações de sentido das vias:

1.Na Rua José Camilo de Camargo, entre as ruas Luiz Camilo de Camargo e João Camilo de Camargo, houve uma alteração de circulação estendendo o sentido único do Shopping Hortolândia até o Supermercado Dia (Rua João Camilo de Camargo);

2.Na primeira quadra da Rua Alberto Gomes, entre a Rua Luiz Camilo de Camargo e o acesso ao Open Shopping, sentido único em direção ao Supermercado São Vicente;

3.Na Rua Zacarias Costa Camargo, entre a rotatória do Supermercado São Vicente até a Rua Luiz Camilo de Camargo (cruzamento da Lojas Cem), sentido único com inversão de circulação;

4.Na Rua Luiz Camilo de Camargo, entre as ruas Zacarias Costa Camargo e Argolino de Moraes (Praça da Neuza), sentido único com inversão de circulação;

5.Na Rua Wanderlei Costa Camargo, que no trecho era sentido único, passou para sentido duplo (ao lado da Farmais);

6.Na Rua Caetano Basso, onde era “mão inglesa” passou para mão dupla;

7.Na Rua Argolino de Moraes, entre a Rua Luis Camilo de Camargo e a Rotatória do São Vicente, sentido único com inversão de circulação.

Alterações das linhas de ônibus:

1.As linhas 301A, 302A, 303B, 3.10, 3.11, 3.40, 3.41 e 3.42, que vem pela Rua Luiz Camilo de Camargo, continuarão em frente, entrando à esquerda na Av. Nelson Pereira Bueno, seguindo o itinerário normal.

2.Para as linhas 301A, 3.10, 3.40, 3.41 e 3.42, que retornam pela Av. Nelson Pereira Bueno, seguirão (descendo) pela Rua Caetano Basso, à direita pela Rua Argolino de Moraes e à direita (subindo) a Rua Zacarias Costa Camargo, e à esquerda na Rua João Camilo Camargo, seguindo o itinerário normal.

3.A linha 302B, seguindo pela Rua Argolino de Moraes e à direita (subindo) a Rua Zacarias Costa Camargo, à direita na Rua Luiz Camilo de Camargo, à esquerda na Av. Nelson Pereira Bueno, à esquerda na Rua José Claudio Alves dos Santos, à esquerda na Rua Zacarias Costa Camargo e à direita na Rua João Camilo de Camargo, seguindo o itinerário normal.

4.As linhas 303A e 3.11, seguindo pela Rua Argolino de Moraes, à direita (subindo) pela Rua Zacarias Costa Camargo, seguindo o itinerário normal.

5.As linhas 3.20 e 3.21, seguindo pela Rua Argolino de Moraes e à direita, (subindo) a Rua Zacarias Costa Camargo, à direita na Rua Luiz Camilo de Camargo, à esquerda na Av. Nelson Pereira Bueno, à direita na Av. Olívio Franceschini, até a Prefeitura. O retorno da linha 3.20, seguindo pela Av. Nelson Pereira Bueno, entrando à esquerda na Rua Luiz C. Camargo, até a Rua Argolino de Moraes, seguindo o itinerário normal.

6.A Linha 3.22, vindo pela Av. Anhanguera, seguirá (subindo) pela Rua Zacarias Costa Camargo, à direita na Rua Luiz Camilo de Camargo e à esquerda na Av. Nelson Pereira Bueno, à esquerda na Rua José Cláudio Alves dos Santos, à esquerda na Rua Zacarias Costa Camargo e à direita na Rua João Camilo de Camargo, seguindo o itinerário normal.

7.As linhas 3.30 e 3.32, vindo pela Av. Nelson Pereira Bueno, seguirão (descendo) pela Rua Caetano Basso, à direita pela Rua Argolino de Moraes e à direita (subindo) a Rua Zacarias Costa Camargo, à direita na Rua Luiz Camilo de Camargo e à esquerda na Av. Nelson Pereira Bueno, seguindo o itinerário normal.

8.A Linha 3.31, vindo pela Av. Nelson Pereira Bueno, seguirá (descendo) pela Rua Caetano Basso, à direita pela Rua Argolino de Moraes e à direita (subindo) a Rua Zacarias Costa Camargo, e à esquerda na Rua João Camilo de Camargo, à direita na Rua João Blumer, à direita na Rua Luiz Camilo de Camargo, até a Rua Argolino de Moraes, seguindo o itinerário normal.

9.A linha 3.43, vindo pela Rua Luiz Camilo de Camargo, seguirá em frente até a Praça da Neusa, e retornará pela Rua Argolino de Moraes (subindo) à direita, pela Rua Zacarias Costa. Camargo, seguindo o itinerário normal.

10.A linha 3.44, no sentido Prefeitura, seguirá pela Rua Argolino de Moraes e à direita (subir) pela Rua Zacarias Costa Camargo, à direita na Rua Luiz Camilo de Camargo e à esquerda na Av. Nelson Pereira Bueno, seguindo o itinerário normal. Para o sentido Jardim Aline, seguindo pela Av. Nelson Pereira Bueno, à esquerda na Rua Luíz C. Camargo até a Rua Argolino de Moraes, seguindo o itinerário normal.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Artigo anteriorAbertas inscrições para cursos sobre alimentação saudável
Próximo artigoAdolescente atacada durante surto do pai continua internada