Capacitação visa aprimorar conhecimento dos guardas municipais na realização do projeto de prevenção às drogas

Os agentes da Guarda Municipal da Prefeitura de Hortolândia responsáveis pelo projeto Bem Me Quer Paz Se Quer, programa que tem como principal objetivo alertar para os perigos das drogas, participaram de um curso de aprimoramento sobre a fisiologia dos entorpecentes. A capacitação foi ministrada pela doutoranda em entorpecentes, Rosana Ribeiro Tarifa, na sede da Guarda Municipal, no Parque Residencial Maria de Lourdes, nesta sexta-feira (14/06).

De acordo com a coordenadora do projeto Bem Me Quer Paz Se Quer, Adriana Nunes Herdeiro, o álcool e o narguilé foram os assuntos mais comentados e que se destacaram durante o aprimoramento. “O narguilé é uma opção perigosa que vem substituindo o uso do cigarro comum no meio dos pré-adolescentes”, informou Adriana.

Adriana destaca que a prevenção para evitar o uso de drogas é a melhor forma de enfrentamento do problema. “Em um contexto geral, o trabalho de prevenção  é  o mais  eficaz. E é esse trabalho que realizamos com muito amor e dedicação, que estamos empenhados em realizar a toda comunidade”, afirmou a coordenadora do Bem Me Quer Paz Se Quer.

“Esse projeto é muito importante para Hortolândia e alcança resultados positivos para o público destinado, por isso, é importante que os profissionais responsáveis por informatizar essas crianças estejam aptos para desempenhar o melhor papel na vida deles. Os temas abordados no projeto promovem um despertar para as crianças, além de enfatizar valores como autoestima, diversidade cultural, respeito e prevenção ao uso de drogas. O programa também estimula o protagonismo juvenil para propiciar a participação social dos alunos, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas elevando o seu sentimento de pertencimento com a comunidade em que as crianças estão inseridas”, enfatiza o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa.

Criado em 2008, durante a primeira gestão do prefeito Angelo Perugini, o projeto “Bem Me Quer, Paz Se Quer”, já beneficiou mais de 17.548 mil alunos. Neste semestre, o projeto atingiu em torno de 1.480 crianças, de 14 escolas municipais.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia