Hortolândia foi escolhida para ser a primeira cidade a receber a linha Class

Neste mês a ADN Construtora e Incorporada completa 10 anos de história. Com a missão de realizar o sonho da casa própria e proporcionar bem-estar e qualidade de vida com a melhor relação custo- benefício, tornou-se a 36º maior construtora do Brasil, segundo Ranking INTEC 2020. Também é destaque no estado de São Paulo com uma das maiores taxas de crescimento e atuação em 24 cidades, além das bases de novos negócios em Campinas e Ribeirão Preto. Atualmente, a construtora conta com 4.084 unidades em construção, mais de 16 mil a serem lançadas e mais de 450 colaboradores diretos e 2.500 indiretos.

HISTÓRIA

A história da ADN Construtora começou com dois jovens empreendedores em uma das maiores universidades da América Latina. Durante a graduação em engenheira civil na USP – São Carlos, Pedro Donadon e Silvio Andrino foram movidos pelo propósito de democratizar a habitação de qualidade. No início, a falta de recursos e experiência representaram grandes desafios para a criação da empresa

– ainda mais em um dos setores mais competitivos do mercado.

“Há 10 anos não sabíamos exatamente por onde começar, mas o desejo de entregar moradias com o melhor custo-benefício e realmente entender cada cliente foi determinante para o nosso aprendizado.”, destaca Silvio Andrino.

Silvio Andrino e Pedro Donadon na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) – São Carlos.

Após um período de prestação de serviços, no qual construíram casas na grande maioria dos bairros de São Carlos, os sócios decidiram iniciar a parceria com a Caixa Econômica Federal e adequar a construtora para atender o Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. A partir de 2012, passaram a atender um maior número de famílias e adquiriram os certificados do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP-H) e da ISO 9001. “Nossa história desde o início está muito ligada à Caixa. Foi por meio dessa parceria que entregamos empreendimentos de alta qualidade a quem não tinha essa opção. Também contribuímos para a redução do déficit populacional nas cidades do interior.”, comenta Silvio Andrino.

Em 2016, a ADN Construtora passou a investir também em projetos de condomínio vertical, o que resultou na ampliação do número de unidades entregues e na expansão dos negócios para 3 novas cidades: Mococa, Araras e Itapetininga. “Iniciar os empreendimentos verticais foi um grande desafio para nós. Na época, a parceria com as imobiliárias das cidades foi fundamental para criar produtos em localizações estratégicas que realmente transformassem a vida das pessoas.”, comenta Pedro Donadon.

Em 2017 e 2018, a construtora continuou expandindo, mesmo em meio à crise do setor da construção civil, que segundo o IBGE, teve a maior queda no Produto Interno Bruto (PIB) e encolheu 5%. Para os sócios, a empresa superou essa fase por conta da equipe de colaboradores que formou. “Empreender no Brasil não é fácil e nós só superamos os desafios porque investimos em pessoas que acreditam e têm os mesmos valores da empresa. Por isso, desde o início apostamos em atrair e desenvolver talentos.” destaca Pedro Donadon.

O foco em pessoas também levou a empresa a fundar em 2018 o Instituto ADN, com o objetivo de amparar organizações sociais e contribuir com a melhoria nas comunidades em que construtora atua. No Instituto, através do programa “Voluntariado”, os colaboradores têm a oportunidade de exercer a cidadania nos projetos “Educa” e “Constrói”. Nos últimos anos, o Instituto desenvolveu ações em 5 asilos, 6 organizações da sociedade civil, 3 fundos de solidariedade, 50 órgãos de saúde e 5 ONGs de animais. Durante a pandemia de Covid-19, o Instituto ADN realizou ações em diversas cidades da região, com doação de R$21.000 em anestésicos, 20 cilindros de oxigênio, 110 máscaras tipo face shield e 2 mil máscaras tipo cirúrgica, 500 kits de cestas básicas e itens de higiene e alimentos não perecíveis para instituições socias.

Além da ampliação da atuação do Instituto, nos últimos anos, a construtora vem crescendo em ritmo acelerado, com média de 30 contrações por mês, recordes em VGV (Valor Geral de Vendas) e lançamentos de novos empreendimentos em toda a região. Dando continuidade à parceria com a Caixa Economia Federal, recentemente, a ADN foi escolhida para participar do projeto piloto do Programa Nível de Desempenho Técnico (NDT) que selecionou as construtoras do Brasil com melhor desempenho com a instituição para avaliar as empresas de forma estrutural, em itens como melhoria de produto, nível de comprometimento sustentável, digitalização e inovação de processos, gestão de risco, para que os novos processos de contratação sejam ainda mais eficientes.

Atualmente, a construtora conta com três linhas de produtos, UP!, Premium e Class, mas já com previsão de diversificação para os próximos meses, inclusive com a volta dos empreendimentos de casas.

Parque das Hortênsias em Hortolândia foi o primeiro empreendimento da linha Class da ADN

A história da ADN em Hortolândia teve um começo especial: a cidade foi escolhida para receber o primeiro empreendimento da linha Class da construtora. O Parque das Hortênsias conta com apartamentos de dois dormitórios com suíte e varanda gourmet. Devido ao sucesso de vendas, a construtora anunciará em breve novos investimentos na cidade – inclusive por meio do Instituto ADN.

A atuação em Hortolândia representa a visão global da ADN, segundo Silvio Andrino: “Faz parte do nosso planejamento estratégico crescer e se perpetuar nas cidades e é impossível fazer isso sem se envolver na resolução dos problemas da população. E é por isso que cada vez mais temos estreitado as relações com poder público e projetos sociais, ao realizar parcerias para melhorar a infraestrutura das cidades e investir nas comunidades para que elas se desenvolvam cada vez mais.”

FUTURO

A ampliação das linhas de produto está ancorada na visão inovadora da empresa, segundo Pedro Donadon, o setor de inovação desempenha papel fundamental para o futuro da ADN e por isso receberá ainda mais investimento nos próximos anos. Este ano, a construtora integrou o maior ecossistema independente de inovação do Brasil, o ONOVOLAB. Inaugurado em 2018, o hub transformou as ruínas da primeira fábrica de São Carlos em um moderno espaço que reúne mais de 70 empresas, gera mais de 1.000 empregos para a cidade e conta com grandes empresas como Magazine Luiza, Santander, iFood e Ambev.

Sala da ADN no ONOVOLAB

Sobre a visão do futuro da empresa, que pretende ser reconhecida como a melhor construtora a atuar no interior de São Paulo até 2025, Pedro Donadon destaca o perfil inovador da ADN “Olhamos para os próximos 10 anos a partir da palavra conectividade. Queremos cada vez mais criar um ecossistema em função da moradia que será conectada a série de tecnologias para facilitar o dia a dia das famílias. Para isso, focamos sempre em melhorar a experiência e o conforto do cliente em nossos empreendimentos e conectá-lo da melhor forma à cidade.”

Para conhecer mais sobre a ADN Construtora e Incorporadora, acesse o site e as redes sociais.

Artigo anteriorDELL Hortolândia anuncia vagas de emprego, inclusive Operações de Produção
Próximo artigoHortolândia inicia imunização contra COVID-19 para pessoas nascidas até 1993