Agentes orientarão moradores sobre transmissão da doença no Jd. Carmem Cristina, Minda, Stefania, Santa Luzia, Laranjeiras, São Camilo e São Jorge
Neste sábado (30/08), das 8h às 16h, agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) visitarão sete bairros da cidade, orientando sobre a dengue e o combate a doença. A ação, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, acontece no Jd. Carmem Cristina, Minda, Stefania, Santa Luzia, Laranjeiras, São Camilo e São Jorge.
O objetivo da vistoria casa a casa é orientar os moradores sobre os cuidados a serem tomados para evitar a doença, bem como eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue. Em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, durante o multirão contra a dengue também são recolhidos recipientes que podem servir de criadouro para o inseto.
Segundo o gerente administrativo do CCZ, Ibraim Almeida, a ação contribui para a saúde da população. “A procura por unidades de saúde e internações, como consequência da dengue, diminuem”, afirma. Neste ano, foram registrados 1.991 casos positivos da doença no município.
Eliminação de criadouros
Cuidados simples podem ser tomados pelos moradores, para evitar a dengue. Entre eles, a eliminação de criadouros do Aedes aegypt, que procria em água parada.
Recipientes que podem acumular água, como pratos de vasos de plantas, garrafas, pneus velhos e entulho devem ser eliminados. Caixas d’água, barris e tonéis também devem estar limpos e bem fechados.
Os principais sintomas da dengue são febre e dores no corpo. Pessoas que apresentam os sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima. A dengue é uma doença grave, que pode causar a morte.
SERVIÇO
O quê: Ação de combate à dengue
Quando: sábado (30/08), das 8h às 16h
Onde: Jd. Carmem Cristina
Jd. Stefania
Jd. Santa Luzia
Jd. das Laranjeiras
Jd. São Camilo
Jd. São Jorge
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98