Interessados têm até a próxima sexta-feira (13/09) para se inscrever
Já estão abertas as inscrições para o curso gratuito, de formação continuada, sobre “Deficiência Intelectual: a inclusão no contexto escolar”, oferecido aos educadores infantis e professores da Educação Básica da rede municipal pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação. Os interessados têm até a próxima sexta-feira (13/09) para protocolar na recepção do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire as fichas de inscrição enviadas às escolas. O Centro de Formação está localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, Remanso Campineiro
O objetivo é oferecer aos profissionais da rede a oportunidade de estudo, prática e reflexão que os auxiliem a atuar na inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede regular de ensino. Além de produzirem conhecimento sobre as questões pedagógicas, psicológicas e filosóficas, os participantes da formação poderão compreender as potencialidades, limitações e diferenças inerentes a todo ser humano, especificamente das pessoas com deficiência intelectual.
Duas turmas
Serão oferecidas duas turmas: uma às quintas-feiras, das 14h às 17h, e outra às sextas-feiras, das 8 às 11 horas. Há 80 vagas disponíveis, 40 por período, que serão preenchidas por ordem de chegada, conforme a entrega das inscrições.
O curso será ministrado pelo Prof. Isaac R. Saglia, especialista e mestre em Educação Especial pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos). As aulas começam nos dias 19 e 20 deste mês e acontecem no próprio Centro de Formação.
Durante o curso, será utilizado material apostilado (cedido pela Prefeitura). Além de aulas expositivas, a metodologia prevê ainda a exibição de vídeos e a realização de leituras, seminários e discussões, trabalho em grupo e confecção de materiais manipuláveis. A avaliação inclui construção de ensaio e portfólio.
A formação inclui o estudo de diversos recursos didático-metodológicos e estratégias adequadas (tais como adaptação curricular, intervenções pedagógicas e clínicas) ao ensino da pessoa com deficiência intelectual, assim como das relações interpessoais e habilidades sociais no contexto da inclusão do aluno na escola e na sociedade.
O objetivo é possibilitar ao inscrito compreender e analisar criticamente as atuais políticas educacionais para a área da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, bem como estudar temas específicos relacionados à pessoa com deficiência intelectual, tais como prevenção das deficiências, família, atitudes sociais, sexualidade, equiparação de oportunidades e profissionalização.
Confira abaixo o cronograma da formação:
QUINTA-FEIRA | SEXTA-FEIRA |
19/09/2013 – Prevenção às Deficiências | 20/09/2013 – Prevenção às Deficiências |
26/09/2013 – Desenvolvimento: Funções cognitivas, sensoriais e motoras (normal e patológico); | 27/09/2013 – Desenvolvimento: Funções cognitivas, sensoriais e motoras (normal e patológico) |
03/10/2013 – Sobrevoo: Documentos legais sobre Deficiência Intelectual e Correlações: A Escola inclusiva, o Ensino Fundamental e a Deficiência Intelectual; | 04/10/2013 – Sobrevoo: Documentos legais sobre Deficiência Intelectual e Correlações: A Escola inclusiva, o Ensino Fundamental e a Deficiência Intelectual; |
17/10/2013 – Esquema e imagem Corporal da criança com Deficiência Intelectual; | 18/10/2013 – Esquema e imagem Corporal da criança com Deficiência Intelectual; |
25/10/2013 – Mediações da aprendizagem: autonomia, recursos,tecnológicos, daptações Curriculares,Comunicação Alternativa (PECS) e estilos e estratégias de aprendizagem; | 25/10/2013- Mediações da aprendizagem: autonomia, recursos, tecnológicos, Adaptações Curriculares, Comunicação Alternativa (PECS) e estilos e estratégias de aprendizagem; |
31/10/2013 – Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental junto de crianças com Deficiência Intelectual (trabalho com projetos); | 01/11/2013 – Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental junto de crianças com Deficiência Intelectual (trabalho com projetos); |
07/11/2013 – O trabalho realizado em escolas inclusivas no contexto do Ensino Fundamental e o Atendimento Educacional Especializado: estabelecendo parcerias; | 08/11/2013 – O trabalho realizado em escolas inclusivas no contexto do Ensino Fundamental e o Atendimento Educacional Especializado: estabelecendo parcerias; |
21/11/2013 – Desenvolvimento Cognitivo e o Conhecimento Lógico Matemático de alunos com Deficiência Intelectual; | 22/11/2013 – Desenvolvimento Cognitivo e o Conhecimento Lógico Matemático de alunos com Deficiência Intelectual; |
28/11/2013 – Mito em torno da pessoa com Deficiência Intelectual (Sexualidade, agressividade, afetividade) e as relações interpessoais do Deficiente Intelectual (aluno-família/ aluno-aluno/ comunidade escolar); | 29/11/2013 – Mito em torno da pessoa com Deficiência Intelectual (Sexualidade, agressividade, afetividade) e as relações interpessoais do Deficiente Intelectual (aluno-família/ aluno-aluno/ comunidade escolar); |
05/12/2013 – Consultoria Colaborativa na construção do ensaio científico e portfólio. | 06/12/2013 – Consultoria Colaborativa na construção do ensaio científico e portfólio. |
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98