Nossa Cidade

Abertas inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos voltados a pessoas com deficiência

O Governo de São Paulo, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, abriu inscrições para dois cursos remotos, voltados a PCDs (Pessoas com Deficiência), residentes em Hortolândia e Sumaré. As formações gratuitas são na área de “Auxiliar Administrativo” e “Operador de Telemarketing”. No âmbito do estado, a ação é promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Centro Paula Souza, com o apoio do Centro de Tecnologia e Inovação.

Interessados podem se inscrever, até esta sexta-feira (26/02), por meio do link https://forms.gle/iBuTZR9c58QeNqsi8. No formulário de inscrição, é preciso informar dados pessoais, como endereço, RG, CPF, tipo de deficiência, grau de escolaridade e razões para fazer o curso, dentre outras. O Governo do Estado não menciona o total de vagas disponíveis, somente que são “limitadas”. A data de início dos cursos será divulgada pelo Estado (http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/).

Anuncio


Os cursos, com carga horária de 60 horas, têm duração de 12 dias e serão realizados no sistema EaD (Educação a Distância). 

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (basededados.sedpcd.sp.gov.br), em Hortolândia, há 12.739 pessoas com deficiência, sendo 38,18% pessoas com deficiência visual, 27,49% com deficiência física, 19,98% com deficiência intelectual e 14,36% com deficiência auditiva. Porém, de acordo com a Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, este número é ainda maior. Em Hortolândia, há cerca de 16.000 pessoas com algum tipo de deficiência, o que significa que 7% da população é PCD.

“O cenário nos mostra que as políticas públicas precisam ser assertivas. Devemos agregar estas pessoas ao time, ampliando o horizonte dos relacionamentos através do acréscimo de outras experiências de vida, educando para uma visão mais plural e inclusiva. Para isso, o município apoia diversas ações e desenvolve algumas no âmbito da Administração Municipal, tais como, Futdown, Oficina Aquática, Serviço de Fortalecimento de Vínculos, Centro de Apoio ao Deficiente e o Programa Acerte”, informou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo