Já estão abertas as inscrições para a “1ª Corrida e Caminhada on-line da Melhor Idade”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. Interessados podem se inscrever, até o dia nove de abril, via WhatsApp do grupo do qual faz parte, ou pelo telefone 3819-7966. A iniciativa é do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Secretaria de Governo, vinculado ao Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres.

A “1ª Corrida e Caminhada on-line da Melhor Idade” terá duração de 20 minutos para corrida e 45 minutos para caminhada. O participante deverá correr ou caminhar pelo tempo estipulado, obedecendo todas as orientações de saúde estabelecidas pela vigilância sanitária em razão da pandemia do novo Coronavírus. Os participantes receberão medalha e haverá sorteio de brindes.

Para se inscrever é preciso ter no mínimo 60 anos completos; ser participante dos CCMI, seja na unidade Remanso Campineiro, seja na do Jardim Amanda; estar apto a praticar corridas ou caminhadas, o que significa não ter nenhuma contraindicação médica para realizar esta atividade; respeitar os próprios limites; ter um aparelho celular capaz de tirar fotos e com acesso à internet para encaminhar fotos e vídeos; usar vestimenta adequada: camiseta, bermudas ou shorts e tênis para exercícios.

Segundo o Regulamento, o candidato deverá escolher, no período de 12 a 16/04, o melhor dia e horário para realizar a corrida ou a caminhada, registrando-a por meio de fotos e vídeos; após isso, encaminhar, via WhatsApp, fotos e vídeos do início e do fim da atividade, comprovando a execução da prova. A orientação dos organizadores é que, se possível, o candidato execute a atividade nas dependências de casa, evitando aglomerações e alongando-se antes de iniciar a atividade.

De acordo com a psicóloga Fernanda Fadiga, coordenadora do CCMI Remanso Campineiro, a ideia do evento foi sugerida por um dos integrantes do grupo de vôlei do CCMI Remanso Campineiro, Douglas Figueiredo, e prontamente acolhida pelos organizadores.

“Desde o início da pandemia, quando as atividades da Melhor Idade foram suspensas, temos procurado pensar e criar aulas diferentes, atividades diferenciadas para nossos idosos. A equipe achou sensacional, algo que nunca foi feito por nós. Queremos motivá-los a fazer uma atividade diferente das aulas que enviamos todos os dias, respeitando os limites de cada um deles, as orientações de saúde devido à pandemia e mostrar que, apesar de diferente, é possível fazer exercício em casa. Nosso intuito com esta atividade não é competição e, sim, incentivar a prática de atividade física em qualquer situação. Quem não tem espaço, quintal ou mora em apartamento, poderá realizar a marcha, a caminhada ou a corrida sem sair do lugar. Não há necessidade de deslocamento. Queremos que eles se exercitem, estimulem o sistema cardiorrespiratório, o sistema circulatório, acelerem o metabolismo e não se entreguem ao sedentarismo. Cada participante deve respeitar seu histórico de saúde e suas limitações”, orienta a psicóloga.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia