Connect with us

Nossa Cidade

Abertas as inscrições para a “1ª Corrida e Caminhada on-line da Melhor Idade” de Hortolândia

Publicado

em

Já estão abertas as inscrições para a “1ª Corrida e Caminhada on-line da Melhor Idade”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. Interessados podem se inscrever, até o dia nove de abril, via WhatsApp do grupo do qual faz parte, ou pelo telefone 3819-7966. A iniciativa é do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Secretaria de Governo, vinculado ao Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres.

A “1ª Corrida e Caminhada on-line da Melhor Idade” terá duração de 20 minutos para corrida e 45 minutos para caminhada. O participante deverá correr ou caminhar pelo tempo estipulado, obedecendo todas as orientações de saúde estabelecidas pela vigilância sanitária em razão da pandemia do novo Coronavírus. Os participantes receberão medalha e haverá sorteio de brindes.

Para se inscrever é preciso ter no mínimo 60 anos completos; ser participante dos CCMI, seja na unidade Remanso Campineiro, seja na do Jardim Amanda; estar apto a praticar corridas ou caminhadas, o que significa não ter nenhuma contraindicação médica para realizar esta atividade; respeitar os próprios limites; ter um aparelho celular capaz de tirar fotos e com acesso à internet para encaminhar fotos e vídeos; usar vestimenta adequada: camiseta, bermudas ou shorts e tênis para exercícios.

Segundo o Regulamento, o candidato deverá escolher, no período de 12 a 16/04, o melhor dia e horário para realizar a corrida ou a caminhada, registrando-a por meio de fotos e vídeos; após isso, encaminhar, via WhatsApp, fotos e vídeos do início e do fim da atividade, comprovando a execução da prova. A orientação dos organizadores é que, se possível, o candidato execute a atividade nas dependências de casa, evitando aglomerações e alongando-se antes de iniciar a atividade.

De acordo com a psicóloga Fernanda Fadiga, coordenadora do CCMI Remanso Campineiro, a ideia do evento foi sugerida por um dos integrantes do grupo de vôlei do CCMI Remanso Campineiro, Douglas Figueiredo, e prontamente acolhida pelos organizadores.

“Desde o início da pandemia, quando as atividades da Melhor Idade foram suspensas, temos procurado pensar e criar aulas diferentes, atividades diferenciadas para nossos idosos. A equipe achou sensacional, algo que nunca foi feito por nós. Queremos motivá-los a fazer uma atividade diferente das aulas que enviamos todos os dias, respeitando os limites de cada um deles, as orientações de saúde devido à pandemia e mostrar que, apesar de diferente, é possível fazer exercício em casa. Nosso intuito com esta atividade não é competição e, sim, incentivar a prática de atividade física em qualquer situação. Quem não tem espaço, quintal ou mora em apartamento, poderá realizar a marcha, a caminhada ou a corrida sem sair do lugar. Não há necessidade de deslocamento. Queremos que eles se exercitem, estimulem o sistema cardiorrespiratório, o sistema circulatório, acelerem o metabolismo e não se entreguem ao sedentarismo. Cada participante deve respeitar seu histórico de saúde e suas limitações”, orienta a psicóloga.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Ponte da Esperança, em Hortolândia, muda novamente de cor para apoiar o “Agosto Lilás”

Publicado

em

Prefeitura chama atenção para a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

A Ponte da Esperança, em Hortolândia, exibe nova cor, desde a noite desta segunda-feira (08/08). Agora, a iluminação especial faz alusão à campanha “Agosto Lilás”, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A cada mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, projeta diferentes cores na estrutura a fim de sensibilizar e conscientizar a população acerca de temas importantes para a sociedade, com repercussão nacional ou internacional.

O “Agosto Lilás” é tema de programação especial, realizada pela Prefeitura, envolvendo várias secretarias. A primeira ação foi a palestra “É violência e você nem sabia”, no dia 01/08, no CCS (Centro de Convivência Social) do Jardim Brasil. O evento de abertura buscou debater soluções e trazer visibilidade ao tema, buscando ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes no auxílio à mulher em situação de violência doméstica. De acordo com a Secretaria de Governo, a escolha do mês de agosto para promover a campanha tem relação com a data de sanção da Lei Maria da Penha, que completou 16 anos no último domingo (07/08). 

Em Hortolândia, situações de violência doméstica podem ser denunciadas ao CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) pelos telefones (19) 3819-6298 e (19) 97171-5655. Balanço divulgado pela entidade, recentemente, mostra que, em 2022, foram registrados 324 atendimentos no primeiro semestre, um aumento de 13,28% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram anotadas 286 denúncias.

Confira as atividades agendadas para o “Agosto Lilás”, em Hortolândia:

Blitz no Semáforo – entrega de material informativo (11/08)

Entrega de material informativo no comércio/ 2ª Roda de Conversa “Saúde Mental”, no Ponto de Cultura Caminhos (18/08)

Entrega de material informativo – locais a definir (25/08)

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Estão abertas inscrições para oficina on-line de animação e criação de personagens do Pontos MIS

Publicado

em

Atividade acontecerá nos dias 16, 18 e 19 deste mês

Se você sabe desenhar, que tal transformar seus desenhos numa história de animação? Você aprenderá a fazer isso na oficina on-line sobre animação e criação de personagens, promovida pelo programa estadual Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) em parceria com a Prefeitura de Hortolândia.

A oficina está com inscrições abertas por meio deste LINK. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 15 anos. A oficina será nos dias 16, 18 e 19 deste mês, das 19h às 21h. 

A oficina mostrará as etapas e as técnicas para realizar uma animação e como criar personagens. Serão ministrados exercícios práticos e simples. Para melhor entendimento dos aprendizes, o conteúdo da oficina será ilustrado com vídeos e apresentação de exemplos, decupagem, softwares e artes relacionadas à realização de um filme animado. O objetivo é propiciar ao aprendiz conhecimentos gerais sobre a criação de personagens e a produção de um filme em animação.

Para participar da oficina, são necessários os seguintes materiais: papel, régua de 30 centímetros, lápis e borracha.

A oficina será ministrada pelo desenhista Douglas Ferreira. O profissional iniciou sua carreira na adolescência, trabalhando na área de quadrinhos e como assistente de animação na empresa Disney Television, em séries como “Aladdin”, “Goofy Troop” e “New Bonkers”. Ainda na área de animação, atuou em vários filmes, entre os quais “Space Jam – Um novo legado”, “Asterix e os vikings”, “Uma história de amor e fúria” e a produção espanhola “Chico e Rita”, indicada ao Oscar de melhor animação, em 2012. Também já realizou os curtas metragens: “Anantara”, “Sonhos”, “A fuga” (foto), “O menino que sabia voar” e “O vampiro”. Atualmente, trabalha como diretor geral de animação e professor.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Palestra on-line sobre compras públicas para empreendedores ainda está com inscrições abertas

Publicado

em

Atividade será realizada no dia 17 deste mês, às 19h

Empreendedores que têm micros ou pequenas empresas também têm a possibilidade de realizar vendas para o poder público. Para quem quer saber como atuar nessa área, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Portal de Compras Públicas e a Prefeitura de Hortolândia promovem a palestra on-line “Como vender para o poder público”. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK.

Para se inscrever, é necessário informar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da empresa. A palestra será ao vivo, no dia 17 deste mês, às 19hs. Os participantes receberão certificado.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, entre 2018 e 2021, as contratações de bens e serviços realizadas por órgãos públicos federais, estaduais e municipais movimentaram cerca de R$ 494 bilhões no Brasil. Desse total, R$ 129,4 bilhões (26%) correspondem aos pequenos negócios.

A palestra mostrará como funciona o processo de compras feitas pelo poder público e conhecerão benefícios que a lei oferece para MEIs (micro empreendedores individuais), MEs (micro empresas) e EPPs (empresas de pequeno porte).

Os empreendedores também aprenderão como participar de licitações e pregões. Outro assunto importante que será abordado são as mudanças na nova lei federal de licitações (Lei Nº 14.133), promulgada em abril de 2021, que deverá ser obrigatoriamente aplicada nos municípios até abril de 2023.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Populares