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A pedido da Prefeitura, três acessos à Hortolândia pela SP-101 terão sinalização de trânsito melhorada

A Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a concessionária Rodovias do Tiete, realiza estudos para melhorar o fluxo de veículos na SP-101 e em seus principais acessos, evitando congestionamentos na entrada ou saída da cidade e coibindo acidentes causados por freadas bruscas. O secretário de Planejamento Urbano de Hortolândia, Marcelo Zanibon, acompanhou, nesta quinta-feira (05/07), a vistoria realizada pela concessionária ao longo da rodovia. O coordenador de projetos e meio ambiente da Rodovias do Tietê, Marcelo Benício, inspecionou os acessos à Hortolândia por meio da SP-101, investigando os pontos que precisam de alguma alteração na sinalização.

Na semana passada, o prefeito Antonio Meira solicitou à concessionária Rodovias do Tietê que a sinalização de trânsito no viaduto Olívio Franceschini, localizado no trevo de acesso da avenida da Emancipação à SP-101, próximo da empresa farmacêutica EMS, seja remodelada. Isso porque, mesmo após a entrega da alça de acesso à Hortolândia, a pintura de solo e as placas instaladas nos acessos do viaduto priorizam os veículos das vias com menor tráfego.

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Durante a vistoria neste local, o representante da concessionária orientou o Departamento de Mobilidade Urbana para que seja realizado um teste de fluxo, bloqueando o acesso que liga o viaduto à SP, no sentido Monte Mor. Assim, os carros que descem do viaduto, deverão entrar na avenida da Emancipação e fazer o primeiro retorno, pegando a via no sentido SP e, em seguida, sentido Monte Mor. Esta medida evita o cruzamento com os carros que saem de Hortolândia, no sentido Campinas.

Zanibon confirmou que será realizado o teste, numa data a ser definida. “Se o resultado for positivo, voltaremos a conversar com a concessionária para que a mudança seja definitiva”, destacou. Outro ponto do viaduto que terá sinalização modificada é o acesso ao Jardim Terras de Santo Antônio. Atualmente, o sinal de ‘pare’ fica logo no final do viaduto, o que causa freadas bruscas e risco de colisão. “Temos a opção de fazer duas faixas, uma para quem vai para Campinas e outra para quem vai entrar no bairro. Também podemos mudar o sinal de “pare” para a alça de acesso ao bairro, tirando esta sinalização do viaduto”, explicou o secretário. A sugestão será avaliada pela Rodovias do Tietê.

Ainda referente ao trecho do viaduto próximo à EMS, o representante da concessionária conversou com Zanibon sobre a possibilidade de uma parceria entre Prefeitura e Rodovias do Tietê para implantar paisagismo nos canteiros da rodovia. “Caso a concessionária doe as mudas, podemos realizar o plantio”, afirmou Zanibon.

Jardim Amanda e Jardim Rosolen
A proposta de mudança no jardim Amanda não é apenas de sinalização, mas estrutural. Isso porque a alça que liga a avenida Santana à SP-101 apresenta um declive muito acentuado. “Se a alça começar alguns metros antes, é o suficiente para diminuir esta diferença. A solução é fazer a remoção de parte da pavimentação, avançar sobre o canteiro e proporcionar o recuo ideal para que a descida não seja tão íngreme”, comentou o secretário.

Já no Jardim Rosolen, a sinalização da Rodovias próxima do acesso ao bairro indica que a velocidade no trecho é de 40 km/h, o que pode causar acidentes já que os veículos que seguem sentido Campinas não desaceleram, ao contrário daqueles que vão entrar pela alça. “Se a sinalização for implantada alguns metros a frente resolve esta questão. Outra solução é a criação de uma terceira faixa, para desaceleração”, indicou o secretário.

Todas as possibilidades serão avaliadas pela concessionária.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

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