Hortolândia receberá 120 artistas urbanos de 16 estados do País e da RMC (Região Metropolitana de Campinas) para colorir um muro de 1,5 mil m² no 6º Jacuba Festival de Graffiti, que será realizado nos dias 18 e 19 de março, no entorno da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jd. Boa Esperança. A galeria de arte a céu aberto terá mais que a mistura de cores: carregará os tons da diversidade cultural, raça e gênero, com inspiração no tema “Água”.
O resultado da seleção já pode ser conferido por meio do Instagram do projeto, @jacubagraffiti, e no site https://mapadacultura.hortolandia.sp.gov.br/6o-jacuba-festival/. O 6º Jacuba Festival de Graffiti é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com idealização e produção da Equipe Jacuba Graffiti, coordenada pelos artistas Kranium e Cabelin.
Na lista dos 120 selecionados figuram artistas do Amazonas (2), Bahia (1), Distrito Federal (4), Espírito Santo (3), Goiás (3), Mato Grosso (1), Minas Gerais (2), Mato Grosso do Sul (1), Pará (1), Pernambuco (3), Paraná (12), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Norte (2), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (7) e São Paulo (71). Dos artistas do Estado de São Paulo, 29 são do interior e da RMC, 42 da capital e Grande São Paulo.
“Recebemos inscrições de artistas muito talentosos e foi um desafio gigante escolher somente 120 entre os 284 inscritos. Será um dos maiores eventos de Graffiti dos últimos tempos na região marcado pela diversidade cultural. Temos entre os selecionados artistas brancos, pretos, amarelos e indígenas. Homens, mulheres, transexuais e não-binários, de vários lugares do Brasil, compartilharão o mesmo espaço para fazer arte com spray”, comemora o artista urbano, arte-educador e produtor cultural Leandro Kranium, um dos coordenadores do Jacuba Festival de Graffiti.
Para escolher os artistas foram utilizados os critérios de pluralidade, qualidade técnica e estilo. A seleção foi feita pela equipe gestora do projeto a partir das fotos de trabalhos encaminhadas pelos artistas no ato da inscrição. Os organizadores oferecerão aos selecionados alojamento (para os que precisarem), alimentação, tintas spray para realização do trabalho, camiseta e brindes.
O Festival acontece no sábado (18/03) e domingo (19/03), das 8h às 17h, no final de semana que antecede o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Além da pintura do muro, o evento terá animação com DJ, food trucks e exposição com produtos e trabalhos dos artistas, para comercialização.
“Por meio da arte do graffiti, queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do saneamento básico para a preservação da vida e do meio ambiente. A grandeza deste evento, no formato de mutirão de arte, com a participação de 120 artistas, só será possível pela importante parceria com a Prefeitura e a Sabesp que valorizam a arte do Graffiti, uma importante ferramenta para promover o acesso à arte e a transformação social”, observa Kranium.
SOBRE O JACUBA GRAFFITI
O Jacuba Festival de Graffiti foi criado em 2020 em Hortolândia com o objetivo de oferecer à comunidade o contato com novas linguagens artísticas, além de transformar Hortolândia em referência nacional na arte do spray. De lá para cá, o evento só vem crescendo.
Na sua sexta edição, apresenta como diferencial o formato de mutirão. Somadas todas as edições anteriores, 30 artistas participaram do Festival. Desta vez, serão 120 em um único evento. Além disso, será realizada a oficina gratuita de graffiti para crianças e adolescentes atendidos pela entidade assistencial Núcleo Vinde a Mim, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de março, também com o tema “Água”.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98