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6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona alcança mais de 250 mil pessoas com programação online

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Graças à tecnologia digital, a 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona registrou o maior público de todas as edições já realizadas. De acordo com os organizadores, mais de 250 mil pessoas, do Brasil e de outros países, tiveram algum tipo de contato com o evento por meio das páginas da mostra nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube). Neste ano, a mostra aconteceu online em função da pandemia para evitar aglomeração e conter a disseminação do Coronavírus. Alguns espetáculos tiveram apresentações ao vivo.

A mostra é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia. A mostra tem ainda apoio do governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB 40/2020, e da Prefeitura de Hortolândia. A organização da mostra é do Centro Cultural Casa de Joana e da produtora City Web.

De acordo com o diretor do Centro Cultural Casa de Joana, Juraci Moreira, a mostra realizou 60 transmissões ao vivo, que foram acompanhadas por 3.645 pessoas somente no canal do YouTube do evento. A mostra registrou ainda mais de 1.200 horas de vídeos visualizados no canal, por cerca de 5.000 pessoas, com média de 253 pessoas em cada atividade.

Já para as companhias teatrais que participaram da edição deste ano, a mostra representou um “respiro” em meio à pandemia. “A avaliação foi positiva para os grupos. Eles destacaram que, em virtude do setor artístico estar parado por causa da pandemia, o evento foi um ‘respiro’ para que pudessem mostrar seus trabalhos, uma vez que a mostra tem alcance grande em escala nacional. Diante das circunstâncias, esta foi a maior mostra que conseguimos realizar até hoje e com grande variedade de espetáculos. E, graças ainda ao apoio da Prefeitura, a mostra foi importante para a cidade ao proporcionar o acesso e a participação da população às peças e oficinas”, destaca Moreira.

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De acordo com a organização, a programação da mostra teve um total de 64 eventos, dentre espetáculos, oficinas e workshops. Nesta edição, participaram grupos e companhias teatrais de Hortolândia, de seis estados brasileiros (São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Norte) e do exterior (Itália).

Para o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, a mostra deste ano foi importante por oferecer programação artística online para as pessoas, que puderam acompanhar as peças em casa e em segurança, de acordo com a recomendação de se manter o isolamento social. “A mostra Na Lona foi uma importante programação que apoiamos. Neste formato online, o evento alcançou ainda mais público, com espectadores do Brasil e também de outros países. O objetivo da Prefeitura é incentivar as iniciativas que promovam a oportunidade das pessoas terem contato com as artes. Nosso pensamento é que todas as pessoas têm o direito de ter esta experiência, da maneira mais democrática e acessível possível. O festival em ambiente remoto traz o teatro mais para perto das famílias. A arte entra nas casas das pessoas. Faz parte do momento de união no lar. E neste momento que a recomendação é esta, a mostra Na Lona realizou esse papel com êxito”, destaca Bueno.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Em Hortolândia, vandalismo nos abrigos de ônibus é infração do código de posturas e sujeito à multa

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Valores  aplicados pela Prefeitura variam de R$ 122,80 a R$ 2.047,00

A Prefeitura de Hortolândia realiza modernização nos abrigos de ônibus em todas as regiões da cidade.  De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, já foram instalados mais de 150 novos abrigos. Além da mudança das estruturas, os abrigos garantem comodidade e mais segurança aos usuários do transporte público. Os novos abrigos possuem espaço para cadeirante e piso podotátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos e pictograma que sinaliza a reserva de vaga para PCD (Pessoa com Deficiência). 

Para manter os abrigos conservados, é necessária a colaboração da população. Vandalizar os abrigos com pichações, colar cartazes e danificar ou quebrar as estruturas é infração do código municipal de posturas . O infrator fica sujeito às penalidades definidas em lei. Os valores das multas variam de 30 (trinta) UFMH equivalente a R$ 122,80  a 500 UFMH  (quinhentas) equivalente a R$ 2.047,00. Ao flagrar este tipo de situação, o municípe pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 / 08000-111-580.

 

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Formação para professores da rede municipal de ensino mostra como recuperar perdas na aprendizagem causadas pela pandemia

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Cerca de 50 profissionais da Educação Básica participam da atividade, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07)

 

Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participam, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07), da formação “Fortalecimento contínuo de aprendizagem: saberes em foco”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A capacitação tem como objetivo primordial contribuir para a recuperação das aprendizagens essenciais das crianças não consolidadas na pandemia. A atividade é ministrada pelas professoras Cristiane Begalli, Cristiane Santos e Elizandra Marinho. 

A formação atende ao que é preconizado no artigo 24 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96 e contribui para ampliar as estratégias que garantam a continuidade da aprendizagem por parte dos alunos municipais, considerando as dificuldades pedagógicas trazidas pela pandemia do Coronavírus. 

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De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, apesar de todo o esforço realizado pelos profissionais da Educação, durante os dois anos iniciais da pandemia, verificou-se que havia crianças em condição de defasagem em relação aos processos de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. A situação foi detectada ainda em outubro de 2021, após aplicação de atividade diagnóstica, no retorno presencial às aulas na rede municipal de Hortolândia.

Com a realização do programa, a Prefeitura busca mitigar defasagens e promover a recuperação paralela complementar, voltada a crianças com baixo rendimento escolar, com foco na alfabetização e na superação das dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“É um programa de reforço para garantir a melhoria de aprendizagem dos alunos da nossa rede, até em razão de todo o processo que tivemos da pandemia. Muitos alunos tiveram ou apresentaram alguma dificuldade por causa disso. Então, para sanar as dificuldades dos alunos, principalmente na questão da alfabetização, esse programa vem para ajudar”, afirma a professora Cristiane Begalli.

De acordo com a professora Cristiane Santos, para otimizar o ensino e a aprendizagem, uma das propostas, a ser implantada no segundo semestre letivo, é formar agrupamentos com, no máximo, 10 crianças. Essas crianças serão reavaliadas constantemente com o objetivo de repensar as estratégias de ensino para o alcance individual de cada criança.

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Apresentações festivas marcam encerramento de semestre letivo no Cier em Hortolândia

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Cerca de 230 estudantes e profissionais da Educação participaram das comemorações, realizadas nesta terça-feira (05/07), na quadra da escola, no Jd. Santo André

 

Eventos festivos e lúdicos, na quadra da escola, marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo deste ano no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, unidade escolar da Prefeitura de Hortolândia, no Jardim Santo André, voltada ao atendimento de estudantes com deficiências múltiplas. As apresentações do espetáculo “Vila do Chaves em: enfrentando a pandemia, que saudades da escola!” aconteceram nesta terça-feira (05/07), nos períodos matutino e vespertino, e reuniram estudantes e profissionais da unidade, totalizando cerca de 230 pessoas.

“Eu quero que o mundo conheça o CIER e que o CIER conheça o mundo!”, afirmou a terapeuta educacional da unidade, Ângela Rocha, que conduziu as apresentações, buscando envolver a todos. Especialistas, professores, educadores e estudantes vestiram-se a caráter e atuaram nas apresentações. 

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“Eu gostei da apresentação. A gente se despediu da Neusa hoje e quinta-feira passada. A gente fez homenagem pra ela hoje. Eu gostei de me apresentar. Minha família veio e assistiu. Eu fui o Kiko”, comentou Diogo de Souza, de 27 anos, estudante do CIER, referindo-se à monitora Neusa Uliana, que solicitou aposentadoria.

“Eu fiquei muito emocionada com a apresentação, porque ano passado o Felipe teve COVID-19. Eu quase o perdi. Então, vê-lo se apresentar hoje me emocionou muito. Saber que estamos vencendo essa batalha também está sendo ótimo. Ver Felipe se apresentando com as outras crianças foi muito importante”, ressaltou Solange Santos, mãe do estudante Felipe Santos, de 12 anos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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