Connect with us

Nossa Cidade

50 mil pessoas participam do Hortolendo em busca de conhecimento e diversão

Publicado

em

Hortolendo 2017

Festa literária promove difusão da cultura da leitura, incentiva aprendizado e leva entretenimento às famílias

O Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) recebeu, neste domingo (28/05), cerca de 50 mil pessoas, crianças, jovens e adultos, na sétima edição do Hortolendo, festa literária promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento, que faz parte da programação do aniversário de 26 anos de Hortolândia, reuniu famílias inteiras, que prestigiaram as atividades promovidas no palco principal e nas diversas tendas temáticas distribuídas na área do parque. O tema deste ano foi “A Leitura de um novo mundo”. O prefeito Angelo Perugini participou das atividades.

“Nesse dia de festa, nosso coração está principalmente com as crianças e a esperança de oferecer sempre o melhor para elas através do conhecimento. Este Hortolendo se repete, mais uma vez, como um dia gostoso, de alegria e encontro das famílias. Desta vez, demos destaque para a área da tecnologia e do acesso à internet, com a apresentação da Bibi Tatto, uma youtuber de sucesso que encanta as crianças. Nosso objetivo é permitir que os mais jovens utilizem bem a internet, que já faz parte do nosso dia a dia, mas de forma sadia e como parte do processo de aprendizagem”, destacou Perugini.

A dona de casa Dulce Cristina dos Santos, de 34 anos, aproveitou bastante a manhã de domingo durante o Hortolendo. “Gosto muito de leitura e meus filhos também. Reuni a família e vim para o parque”, disse a dona de casa, que trocou diversos livros na tenda de trocas, além de retirar livros novos nos pontos de distribuição montados pela Prefeitura. “Faz quatro anos que participo deste evento e, com certeza, este foi o mais movimentado. Tinha muita gente, mais opções de livros, e eu achei bem gostosa toda a programação”, afirmou. Diego Alexandre dos Santos, de 12 anos, é um dos filhos da Dulce e também gostou bastante do Hortolendo. “Eu gostei da apresentação do teatro ‘Os Saltimbancos’ e também dos livros novos que peguei. Gosto muito de leitura, principalmente de livros de ação”, comentou o menino, estudante do 7º ano.

Já a pedagoga Vanielza Aparecida ferreira de Moraes, de 44 anos, aproveitou a festa literária para observar a didática utilizada nas tendas de contação de histórias. “Trabalho com educação infantil e é muito bom acompanhar esta experiência, que pode ser aproveitada em sala de aula. Gostei da tendas de contos e fábulas, e da história ‘Chapeuzinhos Coloridos’, uma versão da Chapeuzinho Vermelho. A criança escuta uma história e reconta do seu jeitinho; por meio desse tema ela tem a oportunidade de imaginar a Chapeuzinho do jeito que ela quer”, justificou Vanielza.

As barracas de trocas de livros, muito procuradas durante todo o dia, contavam com triagem dos exemplares levados pelo público, o que garantia trocas mais justas. Ao todo, 2.200 exemplares circularam na tenda de trocas, passando de leitor para outro. Nas tendas de entrega gratuita, as pessoas podiam retirar livros infantis e infantojuvenis novos, ao todo 25 títulos, em 50 mil exemplares. Além disso, houve distribuição de 500 livros autografados pela youtuber Bibi Tatto, que se apresentou, no período da tarde, no palco principal.

“Os recursos tecnológicos fazem parte do universo dos alunos. Então, procuramos transformá-los em ferramentas facilitadoras do processo de aprender e de estimular a leitura. Não podemos protelar em seguir as novas tendências. Se o incentivo à leitura não estiver amarrado com as novas tecnologias, não vamos ter êxito. Por isso, o tema proposto foi escolhido a partir dessa reflexão, que é ‘A leitura de um novo mundo’, e busca fazer uma conexão entre a grade curricular formal e o advento da tecnologia”, afirma o secretário de Educação, Ciência e tecnologia, Fernando Moraes.

(Fotos)

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Nossa Cidade

Sinalização de solo é reforçada em ruas do bairro Residencial João Luiz

Publicado

em

Também contra acidentes, Prefeitura de Hortolândia pintou lombadas no Jardim Minda

Ruas do bairro Residencial João Luiz receberam o reforço e a pintura da sinalização de solo. A ação da Prefeitura de Hortolândia contempla ruas de bairros em todas as regiões da cidade. Desde o inicío do ano, a ação está intensificada e continua em vias no entorno de unidades de saúde, ensino e residênciais. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, ruas que dão acesso à grandes avenidas além das mais movimentadas da cidade, também recebem o mutirão. “Pedimos a colaboração dos motoristas para respeitar a sinalização. Além de organizar o trânsito, o trabalho evita estacionamento em locais que possam causar acidentes”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Nas ruas do bairro, foi realizada a repintura de linha amarela de proibição de estacionamento, faixas seccionadas amarelas, de retenção, duplas amarelas indicando o tráfego nos dois sentidos da via, zebradas amarela e legenda “PARE”. “No Jardim Minda foram concluídas pinturas de lombadas localizadas em frente ao Condomínio Residencial Bertioga. O objetivo do serviço é melhorar a visibilidade e evitar danos aos veículos e acidentes”, comenta Vasconcellos.

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas mais ações, que vão além do reforço e implantação da sinalização e a readequação do sentido do tráfego em ruas e avenidas. São atividades educativas com motoristas e pedestres  até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019.  Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.

 

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura “arruma a casa” para grande final do Amador

Publicado

em

Ação faz parte do mutirão de serviços de limpeza e zeladoria da Prefeitura de Hortolândia

Neste domingo (21/08), o Campo do Rosolém, um dos mais tradicionais da cidade, recebe diversas partidas de futebol por diferentes campeonatos organizados e apoiados pela Prefeitura de Hortolândia.

O final de semana esportivo promete uma grande movimentação dos torcedores ao redor do espaço esportivo, principalmente com os primeiros jogos das decisões do Campeonato Amador de Futebol. Para receber bem os espectadores, as equipes da Administração Municipal intensificaram, no decorrer da semana, a limpeza nas arquibancadas e áreas interna e externa. Nesta sexta-feira (19/08), completando as ações de zeladoria na área, as sarjetas das calçadas das ruas ao redor receberam pintura.

“Com a grande movimentação dos torcedores no Campo do Rosolém, neste final de semana, além dos serviços que deixam o espaço esportivo limpo e agradável, também reforçamos a pintura das sarjetas. Esta ação tem como objetivo o embelezamento, mas, principalmente, reforçar a visão para os motoristas e pedestres que circularem pela área, aumentando a segurança viária. Esperamos que as famílias aproveitem o final de semana esportivo em Hortolândia”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Poda do mato e limpeza em diferentes regiões

O mutirão de limpeza e zeladoria também foi realizado pela Prefeitura em praças, áreas verdes e canteiros centrais de ruas e avenidas de Hortolândia. Receberam a ação a “Praça do Roxo”, espaço de lazer recém modernizado no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, áreas verdes do Jardim São Bento e da Vila São Pedro e vias do bairro Terras de Santa Maria. “As equipes de limpeza e zeladoria continua os serviços também aos finais de semana. Pedimos o apoio e colaboração da população contra qualquer tipo de descarte irregular”, comenta Panício.

Descarte irregular é crime ambiental sujeito à multa

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. Com o tempo seco, a ação contribui para o surgimento de focos de queimadas e incêndio. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola para a primeira rodada do campeonato de futebol das categorias Mirim e Infantil de Hortolândia

Publicado

em

Torneio começa neste sábado e é organizado pela Prefeitura

À partir deste sábado (20/08), é a vez da molecada correr atrás da bola. A Prefeitura de Hortolândia deu o pontapé inicial e o campeonato de futebol das categorias Infantil (nascidos em 2007 e 2008) e Mirim (nascidos em 2009 e 2010) começa com partidas acontecendo nos tradicionais campos da cidade. Pela categoria Mirim, as partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos cada, enquanto no Infantil os jogos durarão dois tempos de 30 minutos. De acordo com a Secretaria de Esporte, neste ano, o diferencial será a permissão para a inscrição de meninas nos times que disputarão o campeonato. A competição tem previsão de encerramento para o dia 24 de setembro.  

Confira a fórmula de disputa

O torneio será disputado por oito times que serão divididos em dois grupos com quatro equipes em cada um. Os times jogarão entre si, dentro do próprio grupo. Ao final da primeira fase, o líder de cada grupo já está classificado automaticamente para as semifinais. Já as equipes que terminarem em segundo e terceiro na classificação, respectivamente, disputam as outras duas vagas para a semifinal. “Veremos muitos talentos surgirem durante esta competição. A festa do futebol integrará jovens e pais em animadas manhãs nos nossos campos municipais”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Times estão divididos em dois grupos

GRUPO A: Bola de Ouro, Ases de Ouro, Projeto Revolução Esmeralda e Raça Sport

GRUPO B: Audax, Projeto Águia, Projeto Hortolândia e Canarinho

 

Jogos da primeira rodada

Sábado (20/08)

Campo do Rosolém

8h – Ases de Ouro x Raça

10h – Projeto Revolução Esmerada x Bola de Ouro

 

Campo do Adelaide

8h – Projeto Hortolândia x Projeto Águia

10h – Audax Hortolândia x Canarinho

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Populares