Um sarau literário marcou, na noite desta quinta-feira (22/08), o encerramento do curso de “Contação de Histórias”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Esta foi a segunda oportunidade que os participantes tiveram para pôr em prática, diante de colegas e familiares convidados, o que aprenderam durante o curso.
Todos os aprendizes são profissionais da rede municipal de Educação. A ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia aconteceu no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, e contou com a presença das secretárias Roberta Moraes Diniz (adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia) e Elke Gomes Veloso (titular de Assuntos Jurídicos).
Além de nortear ações lúdico-pedagógicas em cada escola, o curso é preparatório para diversas ações do 9º. Hortolendo, programa municipal de incentivo à leitura em Hortolândia.
Alguns dos formandos foram convidados pela professora responsável, a coordenadora pedagógica Solange Cachimiro, para participar do evento gratuito de contação de histórias que a Administração Municipal promove neste sábado, às 10h, no Parque Irmã Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.
“O encerramento do sarau é um momento muito especial, porque é o produto final de todo um trabalho e do amadurecimento das pessoas que participam, porque elas se descobrem contadoras de histórias. Descobrem que são capazes e é possível contar histórias, cada um do seu jeito, que não tem uma fórmula. O que existe é o despertar do que ela sente em relaçao às histórias e ela se descobre contadora. Isso é o que a gente conserva de melhor nesse final, no encerramento, quando as pessoas dizem: eu consegui, eu fui capaz, venci o medo, o fato de estar lá na frente e todo mundo me olhar. Isso não tem preço. O valor final deste encerramento é a pessoa se descobrir um contador de histórias e saber que é capaz. Chegar na escola e ver o produto final”, afirma Solange (foto).
“Essa formação é muito importante e já é histórica na rede. A Solange se organiza, quando vai abrir as inscrições para 60 pessoas, mas tem 100 inscritos! Com todo o jeitinho e o diálogo, ela se organiza e consegue se adequar. Gostaria de agradecer a todos e parabenizar pelo esforço. Sei que tem gente aqui que já é a segunda ou a terceira formação de que participa. A gente vê que é o empenho, a dedicação, que vai além do profissionalismo, é o querer, a concepção de educação em que acredita e sabe fazer melhor na sala de aula, que atinge as nossas crianças”, afirmou Roberta Diniz, representando a secretária titular, Sandra Fagundes Freire.
“O curso é maravilhoso. A professora ensina várias técnicas que a gente pensa que sabe, mas realmente só fazendo para agente aprender. Se eu tiver oportunidade, vou fazer mais vezes, porque, cada vez que a gente faz, vai se aperfeiçoando. A Sol é maravilhosa, passa uma leveza tão grande tudo aquilo que ela tem para passar e a gente vai trocando essa experiência. Ela traz muita coisa nova e a gente traz das escolas, porque, querendo ou não, a gente tem uma bagagem. Cada dia que passa é um aprendizado, cada momento é um aprendizado, cada colega é um aprendizado. A gente vem e faz tudo com prazer, é uma coisa maravilhosa. Amo”, afirma a professora Vandirene Alves Malheiro, da Emef Nova Europa, que, pela segunda vez faz o curso.
Hortolendo 2019
No primeiro dia da formação de Contação de Histórias (23/05), o prefeito Angelo Perugini lançou as atividades do Hortolendo 2019. Neste ano, a política pública de incentivo à leitura tem como tema “Leitura em Movimento”. A festa literária anual será realizada no dia 20/10, em novo local: no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Satng, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98