Nossa Cidade

1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Sarampo termina amanhã

A Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, válida para crianças com idade de seis meses até quatro anos completos (4 anos, 11 meses e 29 dias), termina nesta sexta-feira (25/10). Quem ainda não procurou a unidade de saúde mais próxima, pode ir amanhã, no horário de funcionamento da sala de vacina, para conferir se a criança precisa da dose de reforço contra a doença.

A Prefeitura registra uma população estimada em torno de 15.500 crianças na faixa etária da Campanha. No entanto, conforme a Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal atual é de 90%, sendo que a maioria desse público foi vacinado em bloqueios e campanhas anteriores.

Anuncio


No próximo mês, acontece a segunda etapa da Campanha de Vacinação, entre os dias 18 e 30 de novembro, com oferta da vacina para adultos com idade entre 20 e 29 anos. O Dia D de mobilização desta nova etapa será em 30 de novembro.

O Sarampo, que estava erradicado no Brasil, foi reintroduzido no território nacional. Desde agosto, as unidades de saúde de Hortolândia passaram a oferecer vacina contra Sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade, por recomendação do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e oferecer proteção para as crianças menores de 12 meses,  contribuindo para o controle da doença. Na ação de reforço, a dose extra aplicada de seis a onze meses não terá validade como rotina: as crianças precisam ser vacinadas novamente aos 12 e 15 meses de idade. A Prefeitura também realiza ação de bloqueio após a notificação de suspeitas, mesmo antes da doença ser confirmada ou descartada, com vacinação das pessoas que tiveram contato com o paciente. Neste ano, Hortolândia registra 11 casos positivos da doença.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo