Connect with us

Nossa Cidade

1° Literalendo, evento literário da Prefeitura, é neste domingo (29/05)

Publicado

em

Evento gratuito, que integra a programação do 12º Hortolendo nas Escolas terá espetáculo “Hora da História Ao Vivo”, com a atriz Carla Fioroni

Domingo (29/05) é dia de celebrar a leitura no parque. É dia do 1° Literalendo, evento literário gratuito, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, dentro da programação do 12º Hortolendo, política pública da Prefeitura de incentivo à leitura em Hortolândia. A programação começa a partir das 12h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Não é necessário se inscrever para participar. Basta ir até o parque. As atrações acontecerão no espaço do estacionamento ao lado da pista de ciclismo Hortobike e do ginásio Vitor Savala. Haverá apresentações musicais gratuitas, com a Banda Municipal e também com a dupla sertaneja local Zé Victor e João, assim como atrações artísticas, com a participação das escolas municipais e da arte-educadora, pedagoga, escritora e contadora de histórias, Suzana Montauriol. Estudantes da rede municipal de ensino também receberão livros, mediante entrega de filipeta, previamente distribuída. Uma praça de alimentação, com barracas para venda de comidas e bebidas, será montada no local. Além disso, agentes da Secretaria de Saúde estarão na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, que fica ao lado do parque, para aplicar vacina contra Covid-19, Influenza e Sarampo em crianças ainda não imunizadas.

Um dos pontos altos da festa será o show musical e teatral HH Ao Vivo (“Hora da História”), protagonizado pela atriz, apresentadora e professora de teatro Carla Fioroni, nacionalmente conhecida por papéis na novela infantojuvenil “Chiquititas” (SBT) e na peça teatral “Trai e coçar é só começar”. Previsto para começar às 16h, o espetáculo recontará a história de “Branca de Neve e os sete anões”, numa versão escrita pela própria artista. O espetáculo surgiu em 2020, durante a pandemia do Coronavírus e permaneceu no ar por 56 semanas, na página de Carla no Instragram (@fioronicarla), segundo material de divulgação da atriz. Com direção e roteiro da própria atriz, o espetáculo tem o músico Guigo Amaral na direção musical e traz no elenco Carla no papel de Branca de Neve e Meire Moraes no da corujinha Chouette. A classificação é livre e a duração de 70 minutos.

Publicidade

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, entre os objetivos do Hortolendo e do Literalendo estão ampliar a prática e o hábito da leitura a fim de potencializar o repertório linguístico, textual e o conhecimento do mundo dos estudantes da rede municipal; possibilitar e despertar o exercício da fantasia, imaginação, encantamento e beleza, através da leitura. O “Hortolendo nas Escolas” deste ano tem como tema “A leitura e seus afetos: a escola como espaço de encantamentos”. A festa literária está no calendário oficial de celebração pelos 31 anos de emancipação política da cidade.

Veja as atrações do 1º Literalendo 

    • Banda Municipal

    • Abertura Oficial (fala das autoridades)

Publicidade

    • Apresentação das crianças das escolas municipais: Emef CAIC, Emef D. Ana José Bodini Januário, Emef Lílian Cristiane e Emeb Josias

    • Dupla sertaneja Zé Victor e João

    •  Contadora de histórias Suzana Montauriol

    • Carla Fioroni – Hora da História Ao Vivo! 

Publicidade

    • Encerramento

Saiba quem é Carla Fioroni

Segundo material de divulgação da atriz, Carla Fioroni é também apresentadora e professora de teatro há mais de 30 anos, tem passagens pelas maiores emissoras do país, atuou e dirigiu inúmeras peças de sucesso, além de filmes, cinema e novelas. Criou o Curso de Teatro para Crianças com Carla Fioroni, para, com o auxílio da tecnologia, ensinar teatro a crianças de todo o mundo. É formada em Artes Cênicas, pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atuou por seis anos e meio, na peça humorística de maior sucesso do Brasil, “Trair e Coçar É Só Começar”,  interpretando a empregada Olímpia, figura central da trama. Em 1997, começou em televisão, na telenovela “O Amor está no Ar”, da Rede Globo. Em seguida, foi repórter do programa “Atualíssima”, da Rede Bandeirantes. Depois passou para o SBT, entrando, em 2012/2013 e 2014, na novela “Chiquititas”, grande sucesso da emissora, no papel de Ernestina e sua irmã gêmea Matilde simultaneamente.

SERVIÇO:

Publicidade

1° Literalendo

Data: domingo (29/05)

Hora: A partir das 12h

Local: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima

Publicidade

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Publicado

em

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia

A partir deste sábado (25/06), a bola começa a rolar para mais uma edição do Campeonato Interno de Futebol da Prefeitura de Hortolândia. A disputa do campeonato foi interrompida em dois anos por conta da pandemia do Coronavírus. A competição envolve times de seis secretarias da Administração Municipal. As partidas serão jogadas nos campos do Rosolém e Remanso Campineiro. Estarão representadas as equipes das secretarias de Saúde, Educação Ciência e Tecnologia, Esportes, Serviços Urbanos, Governo, além da Câmara Municipal. 

Na primeira fase da competição, as equipes jogam entre si em turno único sendo que, ao término desta fase, as quatro melhores equipes se classificam para a semifinal do torneio. As semifinais serão disputadas em partida única e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A grande final e a disputa de terceiro e quarto colocados também acontecem em jogo único. 

“Esta disputa é importante para utilizar o esporte como ferramenta para integração dos funcionários da Administração Municipal. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo esta chance de praticar esporte com os amigos nos finais de semana de disputa”, comenta o secretário de esportes, Gléguer Zorzin.

Publicidade

Partidas deste final de semana

Sábado (25/06)

Campo do Rosolém

8h – Secretaria de Esportes x Secretaria de Governo

Publicidade

10h – Secretaria de Saúde x Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

Campo do Remanso Campineiro

9h – Secretaria de Serviços Urbanos x Câmara Municipal

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Equipes do futebol amador de Hortolândia entram em campo, neste final de semana (25 e 26/6), pela sexta rodada

Publicado

em

Partidas de campeonato apoiado pela Prefeitura acontecem nos campos municipais

Neste final de semana, as 47 equipes que disputam as duas divisões do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia entram em campo pela sexta rodada da primeira fase. Após a rodada do final de semana passado, pela divisão de elite, Pankadão, Estrela Vermelha, Mildes Pankadão e Canarinho  lideram seus respectivos grupos e, agora, buscam se manter nas primeiras colocações. A disputa contra o rebaixamento também está acirrada. Já na segunda divisão, os jogos acontecem pela tentativa de acesso das equipes. A competição é organizada pela Associação de Atletas de Hortolândia com apoio da Prefeitura.

Para acompanhar os resultados, classificação e tudo o que gira em torno da competição, nas duas divisões, basta baixar o aplicativo da Associação de Atletas de Hortolândia pelo Play Store do smartphone IoS ou Android.

Fórmula de disputa atrativa

Publicidade

Em cada divisão, os times são divididos em três grupos. Na primeira fase, os times jogam entre si dentro de seus próprios grupos. As cinco melhores equipes de cada grupo, além do sexto melhor colocado na classificação geral, avançam para a fase das oitavas-de-final. Na fase final, os confrontos serão decididos por meio de um sorteio.  Todos os jogos serão “mata-mata”, ida e volta, com a equipe de melhor campanha podendo decidir a classificação dentro de seus domínios até a grande final. Na primeira divisão, as equipes com as três piores campanhas serão rebaixadas e jogam a segunda divisão em 2023. Já as três melhores campanhas da segunda divisão conquistam o acesso para disputar a primeira divisão no próximo ano.

Jogos da sexta rodada:

Primeira divisão

Sábado (25/06) – Campo do Rosolém

Publicidade

16h –  Divino x União do Norte

18h – Geração 2000 x Clube Atlético Hortolândia

 

Domingo (26/06) – Campo do Rosolém

Publicidade

8h15 –  Barcelona x Pankadão 

10h15 – Moleque Travesso x Vila Real

 

Campo do Remanso

Publicidade

8h15 – Mildes Pankadão x Unidos do São Sebastião

10h15 – Santa Clara x Botafogo

 

Campo do Adelaide

Publicidade

8h15 –  Padoka x Sumarezinho

10h15 – Família RM x Boa Esperança

 

Campo da Confibra

Publicidade

8h15 –  Canarinho x Família São Sebastião

10h15 – Internacional x Real Fênix

 

Campo do CAIC

Publicidade

8h15 –  Real Piauí X Estrela Vermelha 

10h15 – Amanda x Redmidos

 

Segunda Divisão

Publicidade

Sábado (25/06) – Campo do Rosolém

20h – Barça Black x Unidos do Ôngaro

 

Domingo (26/06) – Campo do Rosolém

Publicidade

13h15 –   Parque Peron x Jafene 

15h15 – Taquara Branca x Amigos 

 

Campo do Remanso

Publicidade

13h15 – Camarões x Frenético 

15h15 –  Flamengo x Juventus 

 

Campo do Adelaide

Publicidade

13h15 – Atlético Ôngaro x Guerrilha 

15h15 – União x Boa Esperança

 

Campo da Confibra

Publicidade

13h15 – Ajax x São José

15h15 – Argentinos Juniors x Real São Bento

 

Campo do CAIC

Publicidade

13h15 –  Cruzeiro x Unidos Boa Vista

15h15 –  Santa Esmeralda x Vila São Pedro

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura distribuirá adubo orgânico e mudas de plantas no evento “Viva Mais na Cidade”, neste sábado (25/06)

Publicado

em

Prefeitura participará, também neste sábado, do plantio de 200 mudas de árvores em loteamento no Parque Orestes Ôngaro 

A população poderá ajudar na arborização da cidade no evento “Viva Mais na Cidade”, que a Prefeitura de Hortolândia realiza, neste sábado (25/06), às 8h, na Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Gracilino Ramos, 280, Jardim Amanda. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável fará distribuição gratuita de adubo orgânico e mudas de plantas no evento. 

Com a ação, a Prefeitura busca estimular as pessoas a fazerem o plantio de espécies vegetais para tornar a cidade mais bonita e arborizada. O adubo e as mudas são produzidas pelo Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, órgão da Prefeitura.

De acordo com o coordenador do viveiro, Toni Cláudio Andrade de Sousa, o adubo orgânico é produzido com restos de galhos e folhas recolhidos nos trabalhos de poda e corte de árvores feitos na cidade pela Prefeitura. O material é triturado e misturado com diferentes tipos de nutrientes e esterco bovino. O composto passa por processo de decomposição durante 90 dias. 

Publicidade

O coordenador explica que o composto orgânico pode ser utilizado no plantio de mudas de árvores ou outras espécies vegetais. O material ajuda na melhoria e na fertilidade do solo. Ainda de acordo com o coordenador, o viveiro municipal produz, em média, 10 toneladas do composto por mês.  

Plantio no Parque Orestes Ôngaro

A Prefeitura de Hortolândia também participará, neste sábado, do plantio de 200 mudas de árvores no Jardim Belle Ville, localizado na região do Parque Orestes Ôngaro. A ação será realizada, às 9h, pela empreendedora responsável pelo loteamento em parceria com a comunidade local. 

Servidores dos Departamentos do Verde e da Fiscalização Ambiental, ambos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, darão suporte técnico no plantio das mudas. A meta da Prefeitura é plantar 80.000 árvores em todas as regiões da cidade até 2024.

Publicidade

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Região5 horas atras

Pátio em Campinas terá terceiro leilão do ano, com 469 lotes para arremate

O Pátio Municipal, gerenciado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), terá o terceiro leilão on-line de veículos realizado neste...

Brasil8 horas atras

Anvisa determina recolhimento de lotes de anti-hipertensivo

Anvisa determinou, nesta quinta-feira (23/6), a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A...

Nossa Região8 horas atras

Previsão aponta fim de semana mais frio

No sábado, mudanças no tempo serão percebidas, fruto da passagem de uma frente fria pelo litoral, especialmente a partir da...

Nossa Cidade9 horas atras

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia A partir deste sábado (25/06), a bola...

Nossa Cidade9 horas atras

Equipes do futebol amador de Hortolândia entram em campo, neste final de semana (25 e 26/6), pela sexta rodada

Partidas de campeonato apoiado pela Prefeitura acontecem nos campos municipais Neste final de semana, as 47 equipes que disputam as...

Nossa Cidade9 horas atras

Prefeitura distribuirá adubo orgânico e mudas de plantas no evento “Viva Mais na Cidade”, neste sábado (25/06)

Prefeitura participará, também neste sábado, do plantio de 200 mudas de árvores em loteamento no Parque Orestes Ôngaro  A população...

Publicidade

Populares