Após ser totalmente  limpa pela Prefeitura, área voltou a ficar cheia de lixo e até animais mortos; prática é passível de multa.

Na manhã desta segunda-feira, dia 10, a Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, usou uma retroescavadeira para retirar uma grande quantidade de entulho e lixo, que foi descartada irregularmente, no trecho de terra da Estrada Municipal, ao lado do Supermercado Goodbom, no bairro das Orquídeas. 

Até animais mortos foram encontrados no local e o secretário da pasta Bruno Ross, faz uma apelo para que o munícipe que presenciar a prática denuncie. Ele comentou que a área havia sido totalmente limpa no início do governo do prefeito Edivaldo Brischi (PTB), atendendo pedidos da população. “ No período de cerca de três meses, a área novamente foi utilizada para descarte irregular, ferindo a Lei nº 1.412 de 21 de setembro de 2009, que proíbe jogar lixo e entulhos em áreas específicas de Monte Mor. 

É importante destacar que os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, que desrespeitarem o disposto no artigo 1º da referida lei serão penalizados com multa de 30 (trinta) VR (Valor de Referência – R$ 61.13, nesta segunda-feira, dia 10), ou seja, R$ 1.833,90, sendo que a mesma deverá ser lavrada por fiscal. Na reincidência da infração a multa terá um acréscimo de 100%.

Ross destaca ainda que este tipo de descarte pode contribuir para a formação dos chamados criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Em meio ao cenário de pandemia da COVID-19, muitas cidades em todo o país, assim como ocorre em Monte Mor, estão enfrentando também esta outra ameaça, com o antigo inimigo sempre à espreita.

As denúncias pode ser feitas diretamente no número de WhatsApp (19) 9.7413-3753, que também pode ser utilizado para que a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura atenda as solicitações de coletas de material de poda vegetal e de materiais residenciais sem uso e de grande volume, como colchões, sofás e armários. 

É importante destacar que as denúncias, mato alto, descarte irregular de lixo e invasão de áreas públicas, devem vir acompanhadas de endereço e foto da irregularidade. Já as solicitações de retiradas devem estar acompanhadas de nome, endereço, tipo do material e foto.