Monte Mor

Monte Mor terá monitoramento de placas e melhorias para a GCM

Estão em andamento na Prefeitura Municipal de Monte Mor, por meio da Secretaria de Segurança, os processos para a implantação no município do sistema de OCR (Monitoramento de Leitura de Placa) e para melhorias para a GCM (Guarda Civil Municipal). Além disso, o vice-prefeito de Monte Mor e secretário da pasta, Ronaldo Tuim (Solidariedade), destaca que recentemente foi realizada a revitalização  do prédio da Delegacia da Polícia Civil, que pertence à municipalidade, reforçando a importância da integração entre as forças policiais. 

Segundo o secretário de Segurança, Monte Mor está entre as três únicas cidades da Região Metropolitana que ainda não contam com o sistema de OCR . “Assim, a implantação desta importante ferramenta voltada à área de segurança interligada às forças policiais federal, estadual e regional, será um importante ganho para nossa cidade, que está em pleno desenvolvimento e com políticas traçadas para atrair novas empresas. E a nossa GCM terá um reforço para o controle de veículos que entram e saem do nosso território. Esta ação será realizada na Central de Atendimento à Distância, que funciona no prédio da Corporação”, ressalta Tuim, ao comentar que para a implantação do sistema já havia verba aprovada pela Agencamp (Agência Metropolitana de Campinas) e que a prestação de serviço está em fase de processo licitatório para compra do Software. 

O secretário frisa que o sistema  de leitura de placas de veículos, tanto as antigas quanto as novas do padrão Mercosul, servirá somente como medida de segurança, no caso dos mesmos terem registros de furto e/ou roubo. Ele complementa, que no primeiro momento deverão ser instaladas seis câmeras e que o monitoramento será executado na área central e principais entradas de Monte Mor. 

GCM

Em relação às melhorias para a GCM, o secretário de Segurança, informa que serão contratados 20 novos integrantes para a Corporação, sendo 19 homens e 1 mulher. As contratações estão sendo possíveis em função da vigência do Concurso Público Municipal, realizado em 2014, e que as mesmas estão autorizadas pelo Ministério Público, perante ao cenário da pandemia da COVID-19. 

“Atualmente contamos com 66 GCMs, o que é muito pouco para atender as demandas de toda a cidade, que cresceu muito nos últimos anos”, conta Tuim. Ele acrescenta que o processo de contratação está na fase de exames médicos e que até julho deverá ser implantada a Escola de Formação, sendo que a mesma terá 90% das atividades ministradas pelos próprios integrantes da GCM ativos. 

“Nossa intenção é que entre setembro e outubro os novos GCMs já estejam nas ruas de Monte Mor, prestando serviço a nossa população”, comenta o secretário de segurança, ao complementar que a Corporação também deverá receber no prazo de cerca de 60 dias duas novas viaturas. “Serão dois veículos Renault Duster, totalmente equipados para atender ocorrências, tanto na zona urbana quanto rural de Monte Mor”, comemora. 

Sobre a necessidade da troca dos coletes balísticos para a Corporação, Tuim relata que, quando assumiu a secretaria em janeiro deste ano, fez um levantamento e foi apurado que os equipamentos de proteção venceriam em março. “Imediatamente, fizemos uma licitação para aquisição de 70 novos coletes, que serão válidos pelos próximos seis anos, e investimos de R$ 200 mil”, conta.

DELEGACIA

Com apoio da Secretaria de Planejamento e Obras, a Secretaria de Segurança pode revitalizar a Delegacia da Polícia Civil de Monte Mor. O prédio, que abriga a unidade policial e pertence à municipalidade, recebeu serviços de pintura interna e externa. A ação representou mais um compromisso assumido e cumprido pelo governo do prefeito Edivaldo Brischi (PTB).

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...