Nesta quarta-feira (07), a chuva intensa que atingiu Monte Mor, que está em Situação de Emergência, acarretou acumulados significativos, em menos de duas horas e meia, choveu aproximadamente 88mm em Monte Mor, causando estragos e muitos pontos de alagamento em áreas urbanas e rurais do município, chegando a atingir em um dos locais de aferição do município a marca de 110mm, e ainda segundo informações da Defesa Civil Municipal, no decorrer de todo o dia, a soma dos equipamentos apontam que em Monte Mor choveu cerca de 140mm nesta terça-feira.
A Prefeitura mobilizou todos os órgãos municipais para o enfrentamento aos problemas causados pelo grande volume de águas, prestando suporte inclusive a 5 famílias, moradoras dos bairros Farid Calil e Santa Cândida desalojadas, que decidiram se abrigar na casa de amigos e/ou familiares.
Os pontos mais afetados pelos alagamentos foram o bairro Farid Calil, próximo à Estação de Tratamento da Sabesp (ao lado da conhecida Praça dos Pernilongos), o bairro Santa Cândida, Jardim Progresso, Jardim Capuavinha, e a região central, na Avenida Ayrton Senna, e na rua Siqueira Campos, que ficou comprometida em vários locais, e também nas Chácaras Pindorama e Chácaras Planalto.
A Secretaria de Defesa Civil de Monte Mor sinalizou na noite desta terça-feira, às áreas de risco com alerta sonoro dos veículos da Defesa Civil, informando as famílias que moram próximas ao rio Capivari, que permeia a cidade de Monte Mor, para que continuassem em alerta, pois o acúmulo de água na cabeceira do rio Capivari (Sabesp Campinas), e Capivari Mirim, estava alto, e a previsão era de que a água chegasse em algumas horas a Monte Mor, fazendo o nível do rio subir mais.
Segundo o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, os trabalhos já começaram no município de complemento ao desassoreamento, com a ação de limpeza de córregos que cortam a cidade, os trabalhos vão progredir, com mais rapidez ainda quando nossas solicitações ao governo estadual de agilidade nos trâmites de liberação de convênios.
Para o secretário de Defesa Civil, Phablo Clemente, a equipe manteve o monitoramento do rio Capivari, além de atender a todas as ocorrências. O nível do rio Capivari subiu nesta terça-feira (07), segundo dados retirados da Rede Telemetria Piracicaba – SAISP.BR, 4 metros em pouco tempo, uma tromba d’água infelizmente nos surpreendeu de maneira muito negativa, mas neste momento o rio segue baixando.
Duas cabeceiras de pontes foram danificadas, a ponte dos Tempranos e a outra no bairro Chácaras Planalto, e seguem por reparos pela Secretaria de Obras. A Defesa Civil atendeu ainda ao menos 7 solicitações de estragos por árvores caídas e duas ocorrências de muro com risco de desabamento, uma na escola estadual Dr. Elias Massud na região central e outra em uma residência.
Defesa Civil: 19.3889-1622 / 199
Guarda Civil Municipal – GCM: 153 ou 19.3879-2823
Bombeiros Voluntário: 19.9.7420.3005
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98