O projeto de construção de uma Habitação Indígena (Opy), nas dependências externas do Museu Municipal de Monte Mor “Elizabeth Aytai”, foi retomado nesta segunda-feira, dia 24. É importante destacar que o museu do município, idealizado pelo museólogo, Desiderio Aytai, reconhecido nacionalmente, tornou-se referência em todo país. O local, inclusive, faz guarda de material arqueológico de escavações por todo o Estado de São Paulo. 

O prefeito Edivaldo Brischi (PTB) deu as boas vindas aos indígenas da etnia Guarani mbya, que vieram da Tekoa (Aldeia) Rio Silveiras, originária da cidade de Bertioga, no litoral Sul de São Paulo, especialmente para participar da ação. Na ocasião, participaram também da recepção aos indígenas a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Elaine Ravin Brischi; o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Mario Cezar Franco; do diretor de Turismo, Nelson Brasil; do coordenador de Projetos Culturais, Marcelo Lírio; e do chefe de Cultura, Ronaldo Correa.

A realização é da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, por meio da Diretoria de Cultura e Turismo, em parceria com a empresa MATIS Consultoria em Arqueologia. É importante destacar que a construção do empreendimento  histórico teve início no dia 16 de fevereiro deste ano e somente foi interrompido, em função da Fase Vermelha, seguida pela Fase de Transição, imposta pelo Plano São Paulo, perante a pandemia da COVID-19. 

O projeto está sendo executado pelo Txaramoi (conhecedor das ervas), Sergio Karay, juntamente com sua filha, que é coordenadora do Coletivo Etno Cidades e trabalha com indígenas em situação urbana, Lu Ahamy. Também participarão da construção da Opy os indígenas, Daniel Awa Mbaraetea, Gildo Nhamandu’ai e Vagner Tupã. 

De acordo com a Diretoria de Cultura e Turismo a construção deverá ser realizada em cerca de um mês e depois de pronta a Opy servirá como polo de realização de projetos para valorização da cultura indígenas. A intenção é realizar no local oficinas e atividades culturais e artísticas dos povos originários.